18 de dezembro de 2017
Tecnologia
5 de dezembro de 2017 - 16:12

Controle total

Maior feira de máquinas e implementos agrícolas do mundo, realizada nos anos ímpares na cidade de Hannover, na Alemanha, a Agritechnica chamou a atenção este ano pelas tecnologias embarcadas.

Richard Jakubaszko

Amaior feira de máquinas agrícolas do mundo, a Agritechnica, que aconteceu de 12 a 18 de novembro último, em Hannover, Alemanha, pelo gigantismo de suas instalações, com mais de 2.800 expositores e cerca de 450 mil visitantes, originários praticamente de todo o mundo, é quase impossível de ser integralmente visitada em seus 7 dias de duração, mas percebe-se em seus 27 gigantescos galpões climatizados um festival de tecnologias futuristas que não encontra paralelo em nenhuma outra feira.

Durante a Agritechnica circulou com sucesso entre seus participantes uma história saborosa de como será o mundo dentro em breve, cuja velocidade em nos apresentar mudanças radicais nos surpreende diariamente. Segundo essa história, o presidente de uma grande empresa alemã, fabricante de automóveis, teria feitos previsões ao estilo de Nostradamus, entre elas a de que “A nossa vida mudará dramaticamente nos próximos 20 anos”. Ele teria afirmado que seus concorrentes não serão mais as outras companhias de carro, mas sim a Tesla (Índia, fabricante de carros elétricos), Google, Apple e Amazon, considerando que: os softwares quebrarão a maioria das indústrias tradicionais nos próximos 5-10 anos, e ainda que o Uber é apenas uma ferramenta de software, eles não possuem carros, e são agora a maior empresa de táxi do mundo. A Airbnb é hoje a maior empresa hoteleira do mundo, embora eles não possuam nenhum hotel.

A Inteligência Artificial e os computadores tornam-se exponencialmente melhores em compreender o mundo. Nos EUA, jovens advogados já não conseguem emprego: por causa da IBM Watson, você pode obter aconselhamento legal (para as coisas mais simples) em poucos segundos, com uma precisão de 90% em comparação com um acerto de 70% quando feito por advogados humanos. Então, se você cursa direito, avalie mudar de faculdade.

Em 2018 os primeiros carros e tratores com piloto automático estarão disponíveis para o público. Por volta de 2020, a indústria completa de carros começará a ser descontinuada. Ninguém vai querer ter um carro mais. As pessoas vão chamar um carro pelo celular, este vai aparecer (sem motorista) no local de chamada e irá levá-lo ao seu destino. Não se vai precisar estacionar, só se pagará pela distância percorrida. Nossos filhos nunca irão ter uma carteira de motorista e não vão possuir um carro. Isso vai mudar as cidades e o campo também, porque vamos precisar de 90% a 95% menos carros.

A dessalinização de água salgada só precisa de 2 kWh por metro cúbico. Não temos água escassa na maioria dos lugares, só temos água potável escassa. Imagine o que será possível se alguém pode ter tanta água limpa quanto quiser, por um custo muito baixo.

A matéria completa está na edição de dezembro da Revista Agro DBO. Assinantes também podem lê-la na edição digital.

Fonte: Agro DBO 95

Comentário