22 de novembro de 2017
Logística
11 de agosto de 2017 - 12:15

MT: autoridades pedem avanço na logística

Em inauguração com a presença de Michel Temer, governador pede que se resolva "saída para o Norte"

Thuany Coelho, de Lucas do Rio Verde

A necessidade de ampliação dos meios de escoamento dos produtos de Mato Grosso foi o foco dos discursos na inauguração da FS Bioenergia, primeira usina de etanol de milho do país, em Lucas do Rio Verde, MT. "Precisamos resolver a saída para o Norte, da pavimentação dos quilômetros que faltam até Miritituba, que a Ferrogrão saia do papel. Precisamos de logística de transporte", pediu o governador de Mato Grosso Pedro Taques ao presidente Michel Temer.

O presidente da FS Bioenergia, Henrique Ubrig, também ressaltou a importância de uma infraestrutura eficiente para que o etanol produzido na usina chegue a outras regiões. "Saindo pelo norte, conseguiremos colocar a produção de MT em mercados globais". O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, também ressaltou a importância de melhorar esse gargalo de produção. "Se tivermos ferrovias, ficaremos mais competitivos para vender fora do Estado".

Sobre o etanol de milho, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Blairo Maggi, afirma que o biocombustível vem para dar sustentação aos preços do milho na região, garantindo que o produtor tenha renda para continuar plantando. "Não podemos fazer soja sobre soja. O milho é o que sustenta a soja, mas os produtores não podem levar prejuízo". Ele ainda acredita que a FS Bioenergia vai inspirar a construção de outras usinas do tipo.

Em sua primeira visita ao Estado como presidente, Temer disse que é "uma alegria" visitar o MT e ver a realidade, que é diferente da sala de despacho. "Saio animado com o exemplo da cidade". Antes da inauguração, o presidente, o ministro e o governador deram o início simbólico à colheita de algodão no Estado.

Fonte: Portal DBO

Comentário