26 de setembro de 2017
Soja
13 de março de 2017 - 10:47

Preço da soja continua pressionado

Expectativa de safra recorde e estoques alongados estimulam queda no Brasil e nos EUA

Os preços da soja e derivados estão em queda nos Estados Unidos e no Brasil, pressionados por expectativas de safra mundial recorde e pelos estoques alongados.

Segundo pesquisadores do Cepea, no entanto, a queda nos valores brasileiros tem sido limitada pela valorização do dólar frente ao Real que, além de aumentar a receita de vendedores, torna o produto nacional mais competitivo no mercado internacional.

No físico brasileiro, o Indicador da soja Paranaguá Esalq/BM&FBovespa, referente ao grão depositado no corredor de exportação e negociado na modalidade spot (pronta entrega), no porto de Paranaguá, PR, caiu 1,3% entre 3 e 10 de março, a R$ 71,70/saca de 60 kg na sexta-feira, 10.

Diante de expectativas de safra abundante, compradores brasileiros consultados pelo Cepea estão cautelosos na aquisição de lotes grandes, negociando apenas o volume necessário para suprir a demanda de curto prazo.

Produtores, atentos ao movimento de queda, acreditam em reversão da tendência, fundamentados no possível aquecimento da demanda e na valorização do dólar.

Fonte: Cepea

Comentário