20 de novembro de 2017
Manejo
6 de outubro de 2017 - 15:48

Como organizar seu rebanho

Como a vaca em lactação é que paga as contas, manter um rebanho ajustado faz toda a diferença. Técnicos recomendam que em sistemas intensivos de produção 65% do plantel sejam de vacas adultas e, destas, 83% em lactação.

Vera Campos

“Vaca em lactação é que paga as contas”. Esta frase deveria ser repetida todo santo dia pelo produtor de leite. É comum encontrar criações com muitos animais “improdutivos” – bezerras, novilhas e vacas secas – e poucas vacas em lactação. É prejuízo na certa. Colocar animais que não estejam produzindo à venda pode ser uma forma de reduzir esse descompasso e colocar dinheiro no bolso, desde que o mercado esteja comprador.

Técnicos especializados em sistemas intensivos de produção de leite recomendam que 65% do plantel sejam de vacas adultas e, destas, 83% devem estar em lactação. Para chegar a essa proporção e mantê-la, o produtor tem de perseguir algumas metas:

1) O manejo das novilhas tem de ser muito bem-feito para que aos 15 meses elas estejam no peso ideal para a cobertura - assim, o primeiro parto ocorrerá aos 24 meses de idade;

A matéria completa está na edição de outubro da Revista Mundo do Leite. Assinantes também podem lê-la na edição digital.

Fonte: Mundo do Leite 87

Comentário