16 de dezembro de 2017
Nutrição
6 de outubro de 2017 - 15:03

Sal a gosto

Vacas de leite são super-exigentes quando se trata de dieta. A mineralização correta garante que elas se mantenham em boa condição corporal para produzir um bezerro por ano e leite em quantidade.

Niza Souza

A vaca leiteira é super-exigente quando se trata de dieta. Além de garantir sua mantença, tem de gerar um bezerro por ano e produzir leite - de preferência, muito leite. Todos esses processos exigem minerais para ocorrer, minerais que são deficientes nos solos e pastagens do Brasil. Daí a necessidade de suplementação no cocho.

De acordo com o veterinário Fernando Antônio Nunes Carvalho, mesmo durante as águas, quando a produtividade é maior, é necessário fazer a suplementação mineral, pois quanto mais produz mais exigente fica o animal.

Segundo ele, a suplementação pode ser feita, basicamente, de duas maneiras. Para vacas leiteiras de alta produção, normalmente é indicado misturar os sais minerais na ração para forçar o consumo da quantidade necessária para elas produzirem. “Muitas vezes, em cochos separados elas não atingiriam os níveis desejáveis de consumo mineral e, em consequência, não atingiriam o seu potencial”, destaca.

A matéria completa está na edição de outubro da Revista Mundo do Leite. Assinantes também podem lê-la na edição digital.

Fonte: Mundo do Leite 87

Comentário