27 de junho de 2017
Leite
12 de maio de 2017 - 11:46

Captação de leite deve aumentar no RS

Aumento, que não acontecia há dois anos no Estado, ocorre pela retomada na rentabilidade da atividade

As indústrias de laticínios do Rio Grande do Sul devem crescer 3% na captação de leite em 2017, sobre uma base de 13 milhões de litros por dia, estimou o Sindicato das Indústrias de Laticínios e Derivados do RS (Sindilat), em nota.

O aumento, que não era visto há dois anos na produção de leite no Estado, ocorre pela retomada na rentabilidade da atividade ao produtor, avalia o presidente da entidade, Alexandre Guerra.

O preço do litro de referência para abril era de R$ 1,0411, segundo dados do Conselho Paritário entre Produtores e Indústrias de Laticínios (Conseleite), cenário que ainda reproduz o impacto da entressafra, quando a menor quantidade de leite produzida em geral eleva o patamar dos valores praticados.

Segundo dados do Índice de Custo de Produção de Leite (ICPLeite), divulgado pela Embrapa Gado de Leite, o custo de produção teve queda de 4,72% em abril, quarto mês de deflação nos insumos do setor. Com isso, o acumulado do primeiro trimestre indica deflação dos custos de produção de 6,46% no ICPLeite.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Comentário

Newsletter DBO