20 de novembro de 2017
Leite
6 de novembro de 2017 - 14:03

Importação de leite será tema de audiência

Objetivo do encontro é analisar uma possível revisão da política atual

A política brasileira de importação de produtos lácteos será debatida em audiência pública da Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) na terça-feira, 7. Três ministros foram convidados para o debate: Blairo Maggi, da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Marcos Pereira, da Indústria, Comércio Exterior e Serviços; e Aloysio Nunes Ferreira, das Relações Exteriores.

O pedido de realização da audiência é do presidente da comissão, senador Ivo Cassol (PP-RO). Segundo ele, em especial a importação de leite em pó tem prejudicado a pecuária leiteira brasileira. A audiência tem o objetivo de analisar uma possível revisão da política atual.

Em 2016, as importações de lácteos foram 78,8% maiores que em 2015, segundo dados do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços. A importação de leite em pó teve o maior crescimento com um aumento de mais 100% em 2016 comparado ao ano anterior.

No mercado interno, dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) sobre o ano de 2016 indicam uma queda na produção de leite, cerca de 918 milhões de litros a menos do que em 2015.

As importações no setor lácteo ganharam destaque em outubro deste ano quando o governo anunciou a suspensão temporária das licenças de importação de leite do Uruguai, um dos maiores fornecedores do Brasil. Segundo o ministro Blairo Maggi, a medida valerá até que seja comprovado que todo o volume exportado ao território brasileiro é realmente produzido naquele país.

A audiência, que é interativa, está marcada para às 11h, na sala 7 da Ala Alexandre Costa, no Anexo 2 do Senado. Comentários ou perguntas podem ser enviados por meio do Portal e-Cidadania e da central de atendimento Alô Senado (0800-612211).

Fonte: Agência Senado

Comentário