18 de dezembro de 2017
Syngenta
1 de dezembro de 2017 - 15:25

Proclaimr 50 recebe aprovação definitiva

O inseticida atua no combate às lagartas de difícil controle, como a Helicoverpa

Nesta última quarta-feira, 29, o inseticida Proclaimr 50, desenvolvido pela Syngenta, obteve o registro federal definitivo, tendo sido aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para utilização nas culturas de soja, algodão e feijão.

Registrado em mais de 90 países, o produto formulado a partir do benzoato de emamectina torna-se o único do mercado a contar com esta aprovação nacional definitiva. Tido como um aliado indispensável e de eficiência comprovada no combate às lagartas de difícil controle, Proclaimr 50 estará disponível aos agricultores a partir de 2018.

Os diversos estudos de instituições como Unesp, Fundação Chapadão e Fundação Mato Grosso, entre outras, realizados em parceria com a Syngenta, demonstram que Proclaimr 50 protege as plantas logo nas primeiras horas após a aplicação, por meio de uma rápida penetração do produto no tecido foliar (ação translaminar). Após a ingestão, o inseticida bloqueia a alimentação das lagartas e as paralisa. “Além disso, o produto é altamente seletivo e possui um amplo efeito de choque e residual”, afirma Aimar Pedrini, gerente de portfólio de inseticidas da Syngenta.

“Benzoato de emamectina é um inseticida bastante esperado no campo devido à sua alta performance no combate a lagartas de difícil controle, com seletividade notável para importantes inimigos naturais”, afirma Geraldo Papa, pesquisador da Unesp. Tratando-se especificamente da cultura da soja, de acordo com o pesquisador Germison V. Tomquelski, da Fundação Chapadão, de Mato Grosso do Sul, "Proclaimr 50 apresentou eficiência acima de 90% no controle da Helicoverpa armigera, sendo então considerado uma importante ferramenta para o manejo integrado de pragas, contribuindo para a expressão de boas produtividades da cultura”.

Tendo recebido classificação de prioridade para registro pelo Mapa, Proclaimr 50 reúne características e diferenciais de atuação que atendem às necessidades de agricultores espalhados por todo o Brasil, que lidam com a ameaça representada pela proliferação de lagartas de difícil controle.

“Estamos muito confiantes nos resultados que Proclaimr 50 entregará no que diz respeito ao controle desse tipo de praga a partir da próxima safra. Ao viabilizar soluções que protegem a produtividade das lavouras, seguimos cumprindo os compromissos assumidos em nosso Plano de Agricultura Sustentável (The Good Growth Plan)”, finaliza Aimar.

Fonte: Assessoria

Comentário