29 de junho de 2017
Fórum das Cooperativas
13 de março de 2017 - 12:20

Cooperativas Agropecuárias

Fórum propiciará um ambiente de intercooperação de conteúdo e networking entre os representantes das cooperativas e entidades do agronegócio

O cooperativismo é um movimento que une desenvolvimento econômico e social. Em momentos de crise, destaca-se por seu papel relevante na geração de empregos. Enquanto o desemprego atinge quase 13 milhões de pessoas, as cooperativas agropecuárias apresentaram um aumento de 10,36% em sua oferta de trabalho, que oferece 181 mil empregos.

No Brasil, há 1.543 cooperativas, sendo que mais de 23% são agropecuárias. Em 2015, as cooperativas brasileiras exportaram para 148 países um volume de U$ 5,3 bilhões, sendo 98% originários das cooperativas agropecuárias.

Cientes de tamanha importância, o Informa Agro está produzindo a segunda edição do FCA - Fórum das Cooperativas Agropecuárias, evento que reúne as lideranças cooperativistas de todo o Brasil. Em 2016, a primeira edição contou com a presença de 200 participantes, sendo mais 100 presidentes e vice- presidentes de Cooperativas Agropecuárias.

Desenvolvido pelo Informa Agro, a segunda edição do FCA acontecerá no Maksoud Plaza Hotel (São Paulo - SP) nos dias 3 e 4 de abril de 2017. O evento tem como principal objetivo criar um ambiente de intercooperação, reunindo conteúdo e networking entre as lideranças cooperativistas e entidades do agronegócio.

O tema desse ano será: “As Cooperativas do Futuro – Vamos semear juntos o futuro das cooperativas”. O “semear juntos” refere-se à intercooperação, o sexto princípio cooperativista que significa que “as cooperativas servem de forma mais eficaz aos seus membros e dão mais força ao movimento cooperativo, trabalhando em conjunto, através das estruturas locais, regionais, nacionais e internacionais” (Brasil Cooperativo, 2017).

Desta forma, contamos com o apoio institucional da OCB – Organização das Cooperativas Brasileiras. Em nível regional, também nos apoiam: a Ocesp, OCB/PA, OCB/PB, OCB/MS, OCE/MG e OCBR/RJ. E além de contemplar lideranças brasileiras, a segunda edição conta com o apoio de importantes organizações internacionais, como a ACA - Asociación de Cooperativas Argentinas C.L. e CAF – Cooperativas Agrarias Federadas, do Uruguai.

Como palestrantes, teremos a apresentação da Zen-Noh Grain Brasil, representando a segunda maior cooperativa do mundo; da Land O’Lakes, segunda maior dos Estados Unidos; e da Embaixada da Alemanha no Brasil.

O objetivo é tornar o evento cada vez mais internacional, de forma a estreitar laços e promover negócios entre os países.

Contato através do e-mail juliana.chini@informa.com ou no telefone (11) 3017- 6821.

Agenda Completa: http://www.informagroup.com.br/fca/ 

Fonte: Assessoria

Comentário

Newsletter DBO