20 de novembro de 2017
Montana
10 de novembro de 2017 - 11:05

Montana lança Sumário de Touros 2017

DEP de área de olho de lombo, espessura de gordura no contra filé e na picanha e marmoreio são as novidades deste ano

Com 288 reprodutores listados e ranqueados pelo Índice Montana, a edição 2017 do Sumário de Touros da raça já está disponível aos interessados em conhecer um pouco sobre a utilização de bovinos compostos, suas qualidades e diferenciais para a produção de bezerros de qualidade.

“O Sumário de Touros Montana tem por objetivo apresentar todos os reprodutores provados da raça, sendo ferramenta importante para escolha de sêmen e padreadores para as próximas gerações”, explica Gabriela Giacomini, gerente de operações do Programa Montana.

O banco de dados utilizado nas análises genéticas para a elaboração do sumário contém dados de 374.044 animais avaliados à desmama, o que torna o banco de dados do Montana o maior de banco de dados de animais compostos do mundo.

As informações contidas no Sumário 2017 foram obtidas a partir da utilização de tecnologias modernas, continuamente atualizadas. Foi utilizado o Modelo Animal completo, que considera a matriz de parentesco entre todos os animais da população. As análises foram processadas sob o modelo estatístico multi-características, com peso à desmama (PD), perímetro escrotal aos 14 meses (PE) e peso ao sobreano incluídos como características âncora.

Com quatro análises das mais variadas DEPs, todos os animais da safra, pesados e medidos, foram considerados para o estudo. O Índice Montana, principal critério de seleção do Programa, segue o mesmo padrão de sumários anteriores: 20% para a DEP de PD, 20% para GPSOB, 30% para PSOB, 10% para PE e 20% para MUSC.

Para fazer o download do Sumário de Touros Montana 2017, acesse: www.compostomontana.com.br.

Fonte: Montana

Comentário