22 de novembro de 2017
PNAT
11 de maio de 2017 - 08:20

PNAT: começa a pesagem dos tourinhos

Processo ajudará a calcular o Ganho Médio Diário (MD) e Consumo Alimentar Residual (CAR)

A edição 2017 do Programa Nacional de Avaliação de Touros Jovens da ABCZ (PNAT) continua intensa. Seguindo o calendário de atividades, os animais participantes da prova passam por pesagem nesta quinta-feira, 11 de maio. O processo é uma das etapas mais importantes no programa, que dessa vez conta com o Teste de Desempenho e Eficiência Alimentar.

“Além das pesagens diárias realizadas pelo sistema automatizado, serão realizadas pesagens a cada 14 dias, antes do trato da manhã. Os pesos serão utilizados para cálculo do Ganho Médio Diário (GMD) e Consumo Alimentar Residual (CAR)”, explica a Profa. Juliana Paschoal, Coordenadora do Curso de Zootecnia da FAZU.

Os 91 exemplares de Nelore e Nelore Mocho, participantes dessa edição do PNAT, estão em confinamento na Fazu desde 27 de abril. A alimentação de todos eles está sendo mensurada por meio de equipamentos eletrônicos. O teste tem a duração de 109 dias, sendo 42 de adaptação e 67 de prova efetiva.

Os animais estão agrupados em classes de idade, e somente são conduzidos a etapa seguinte os que se classificarem como superiores à média obtida no grupo, e apresentarem padrão inquestionável para comercialização de sêmen. Outras variáveis fenotípicas são mensuradas como as características de carcaça obtidas por meio de ultrassonografia.

Em sete edições do PNAT, 480 touros já participaram. Desse total, 92 congelaram sêmen e tiveram doses distribuídas por centrais parceiras. Já foram entregue mais de 60.000 doses aos rebanhos colaboradores, em 22 estados brasileiros.

Fonte: ABCZ

Comentário