26 de setembro de 2016
Senepol
2 de março de 2016 - 17:24

Senepol conhece os campeões da Max Performance

Teste de desempenho chegou a registrar Ganho de Peso Diário de 1,6kg entre os machos e 1,2kg entre as fêmeas

A ABS Pecplan divulgou nesta semana os resultados da 1ª Max Performance Senepol, teste de desempenho realizado pela central em 2015 na Fazenda Santa Juliana, em Monta Alegre de Minas, MG. A prova buscou identificar animais harmônicos precoces e produtivos e contou com a participação de 40 animais de seis criatórios diferentes. O campeão entre os machos foi o touro ALD 022, da Senepol Aldeia. Já entre as fêmeas, a vencedora foi SOL 800, da Senepol Soledade.

Os campeões atingiram índices finais superiores a 120 pontos, tendo como base avaliações de mais de 10 características. Entre elas, estão Peso, Perímetro Escrotal, Espessura de Gordura Subcutânea, Marmoreio, Conformação e Musculatura. “Nosso objetivo foi identificar animais de alto desempenho, que apresentem bom ganho de peso, carcaça de qualidade e precocidade reprodutiva. Por isso, escolhemos os principais pontos de desempenho dos animais”, destaca Ana Carolina Marques, técnica do Departamento Corte da ABS.

Entre os resultados que chamaram a atenção estão GPD (Ganho de Peso Diário) de mais de 1,6kg entre os machos e 1,2kg entre as fêmeas, e o acabamento de carcaça que chegou a 5,5mm entre os machos e 8,9mm entre as fêmeas. “Encontramos animais muito precoces, com uma boa produção de carne em pouco tempo. A prova revelou o potencial da raça para atender o que a pecuária moderna exige”, desta a técnica da ABS.

Essa primeira edição do teste, realizada em confinamento a céu aberto, começou em setembro. Foram 40 dias de adaptação e, posteriormente, pesagem para adequação da dieta mensalmente. Ao todo, foram 131 dias de prova com pesagem final no dia 29 de dezembro.

Fonte: ABS Pecplan

Comentário