18 de novembro de 2017
Senepol
13 de setembro de 2017 - 15:26

Senepol tem novo sumário de touros

Publicação foi lançada na última semana, em Uberlândia, MG.

A forte demanda por animais eficientes e com avaliação genética positiva tem levado os programas de melhoramento a ampliar as avaliações de características de maior impacto econômico, ligadas à qualidade de carcaça. A nova edição do Sumário de Touros Senepol-PMGS/Geneplus, lançada na última semana pela Associação Brasileira dos Criadores de Bovinos Senepol (ABCB Senepol) em parceria com a Embrapa Gado de Corte, exemplifica bem essa tendência.

As características de Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea (EGS) e Peso ao Nascer foram incorporadas ao Índice de Qualificação Genética (IQG) da raça para ranqueamento dos touros do Sumário.

Justamente por ser composto por uma série de características de grande impacto para a seleção animal, o IQG é considerado pelo mercado uma informação essencial para a definição dos acasalamentos que serão realizados no rebanho.

Segundo o pesquisador da Embrapa Gado de Corte, Gilberto Menezes, houve um aumento significativo em toda a base de dados utilizada para gerar o Sumário de Touros 2017. “O número de registros válidos das características avaliadas teve crescimento médio de 50% em 2017, em comparação à versão de 2016. Trata-se de uma ótima notícia para os criadores da raça, visto que significa maior qualidade nas informações disponíveis para a condução de seus trabalhos de seleção.”, explica Menezes.

O documento foi desenvolvido a partir de uma base de dados com informações de progênies nascidas no período de 1980 a 2016 que, depois de submetidas às devidas análises de consistência, totalizaram 98.320 animais com registros válidos, relacionados às diversas características avaliadas. Foram avaliados 1.138 touros da raça Senepol.

Com a adesão dos criadores ao Programa de Melhoramento Genético da Raça Senepol (PMGRS), lançado este ano, e com a incorporação dos dados de várias provas de desempenho, a tendência é que, nas próximas edições do Sumário, essa base de dados seja ainda maior, aumentando principalmente a acurácia das DEPs.

“É relevante registrar que, no momento em que lançamos o Sumário de Touros oficial da raça Senepol 2017, aproveitamos a fase em que a ciência vislumbra expressivos avanços, e incorporamos novas ferramentas ao processo – em especial, na área da genômica aplicada à seleção dos animais domésticos.”, diz o superintendente Técnico da ABCB Senepol Celso Menezes.

Fonte: Senepol

Comentário