18 de dezembro de 2017
Manejo
10 de novembro de 2017 - 17:56

Manta torna pesagem do bezerro 'vapt-vupt'

Normalmente complicada pelos cuidados que exige, a pesagem de bezerros fica extremamente facilitada com o uso de manta de couro com ganchos para ser pendurada a uma balança digital.

Marina Salles

Um dos procedimentos que mais exige cuidado do vaqueiro é a pesagem dos bezerros recém-nascidos, muitas vezes não realizada na fazenda devido a dificuldades de manejo. Isso agora é coisa do passado. Com uma instalação simples, montada em um cercadinho específico para isolar os neonatos de suas mães, é possível fazer essa pesagem rapidamente, sem retirar o animal do pasto, e ainda efetuar todos os manejos sanitários como cura do umbigo, aplicação de medicamentos e identificação. Durante esses processos, o animal fica imobilizado e a segurança é total para o vaqueiro.

A instalação mencionada consiste em um portal de sustentação munido de gancho com balança digital portátil, no qual o bezerro é dependurado. Para suspendê- lo no ar, usa-se uma manta de couro, com quatro furos para passagem das patas do bezerro e uma abertura no centro para deixar o umbigo à mostra (veja ilustração na pág. 110). Assim que o animal é “vestido”, o vaqueiro junta as argolas metálicas costuradas nas pontas de quatro fitas laterais da manta e acopla todas elas no gancho pendurado no portal, de sustentação que lembra um pequeno gol de campo de futebol. Essa instalação está sendo usada com sucesso em várias fazendas acompanhadas por Fernanda Macitelli, professora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Ecologia Animal (Etco), da Unesp de Jaboticabal, SP.

Praticidade e conforto

A ideia da manta surgiu, em 2014, quando o professor Mateus Paranhos, coordenador do Etco, estava fazendo um trabalho na Fazenda São Marcelo, pertencente ao Grupo JD, em Tangará da Serra, MT, que participa de programas de melhoramento genético, e queria coletar o peso ao nascer dos bezerros. Como o número de nascimentos era muito grande – cerca de 10.000 partos nas várias propriedades do grupo – Mateus e seu então orientando de doutorado, Tiago Valente, com ajuda dos vaqueiros da São Marcelo, desenvolveram o conjunto portal/manta para possibilitar a pesagem rápida e segura dos recém-nascidos.

A matéria completa está na edição de novembro da Revista DBO. Assinantes também podem lê-la na edição digital.

Fonte: DBO 445

Comentário