17 de agosto de 2017
Embargo EUA
11 de agosto de 2017 - 17:20

Inspeção dos EUA vem ao Brasil em agosto

Blairo Maggi disse que será oportunidade de visitarem um frigorífico e entenderem o sistema nacional

O ministro Blairo Maggi disse nesta sexta-feira, 11, que convidou a chefe de inspeção sanitária norte-americana e ela deve vir ao Brasil no final de agosto. “Vai ser uma oportunidade para que ela possa ir a um frigorífico e ver o que o Brasil faz e como. Nós nos conhecemos muito bem, mas eles não”.

Em julho, o ministro e uma missão técnica brasileira foram aos Estados Unidos para esclarecer questões sobre o sistema nacional e tentar retomar as importações de carne bovina in natura pelos norte-americanos. Segundo o ministro, ainda não há um prazo fechado para que isso ocorra. “Há uma reclamação por parte dos produtores americanos em receber carne brasileira e ganhou um governo muito alinhado com os pecuaristas, então temos uma dificuldade”.

Para ele, faltou cuidado em todos os pontos da cadeia na situação. “A verdade é que nós abrimos o mercado mais exigente do mundo e não nos preparamos para isso. A bronca é para todo mundo. É na hora de vacinar, o tipo de vacina, a toalete no frigorífico”. Ele ainda ressaltou que, como país livre de aftosa com vacinação, o Brasil não poderia ter exportado carne com pedaços de ossos para uma nação livre sem vacinação. Isso porque o vírus pode resistir nos ossos.

O ministro ainda confirmou a retirada da saponina da vacina contra a aftosa. O Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para a Saúde Animal já tinha dito que a mudança seria feita, mas o Mapa esperava estudos sobre o processo. 

Fonte: Portal DBO

Comentário