30 de março de 2017

Liderança construída com credibilidade e eficiência.

Falando a língua de seus leitores e profundamente comprometiAgrotecnologiada com os resultados do seu trabalho, a Revista DBO nasceu em março de 1982, como um tablóide preto e branco.

Seu primeiro nome foi “Informativo DBO – o seu Jornal de Leilões”, logo simplificado para DBO Jornal de Leilões.

Inicialmente, a intenção era de que o “Informativo DBO” fosse o house-organ de uma empresa leiloeira dos irmãos Daniel Bilk Costa e Odemar Costa, ambos leiloeiros rurais. Daí o nome DBO.

Mas o efeito da publicação no mercado e as necessidades do público leitor levaram os seus idealizadores a rever e ampliar os planos iniciais.

O número zero do “Informativo DBO” foi enviado, em março de 1982, a 11.500 agropecuaristas.

A apresentação gráfica modesta em nada prejudicou o rápido sucesso da publicação, cujo ponto forte era o caráter inovador de seu conteúdo jornalístico, quase totalmente voltado à cobertura dos leilões de animais.

Naquela época, os leilões revolucionavam a comercialização na pecuária, mas, apesar disso, mereciam apenas um pequeno espaço nos outros veículos dirigidos ao meio rural.

A partir de 1985, já com o nome DBO Rural, o conteúdo no setor de negócios rurais se ampliou e a circulação passou a quinzenal, assim se mantendo até o final de 1988, ano em que DBO virou revista.

A reciclagem permanente, que tem sido característica da DBO, teve um marco importante na edição do décimo aniversário, em março de 1992, quando a cobertura dos leilões começou a ceder cada vez mais espaço para reportagens de campo sobre sistemas de produção e outras matérias relevantes para a gestão do negócio pecuário.

Até 1998, o conteúdo editorial de DBO se dividia em três blocos – Pecuária Leiteira, Pecuária de Corte e Eqüinos, com predominância para o segmento de corte.

A partir de 1998, a parte de eqüinos se resumiu ao acompanhamento sintético do mercado de leilões. O mesmo aconteceu com a seção específica sobre pecuária leiteira em 2002, após o lançamento de uma publicação especializada para o setor.

As duas mudanças abriram caminho para que a revista DBO ajustasse ainda mais seu foco na pecuária de corte, sem prejuízo de parte do seu conteúdo interessar também a produtores e profissionais ligados aos outros segmentos da criação.

A DBO Editores Associados, que publica a DBO, caracteriza-se hoje como uma empresa jornalística multimídia, contando ainda com as revistas Mundo do Leite e Agro DBO, o Portal DBO e o programa DBO na TV, apresentado de segunda a sexta pelo Canal Terraviva, do Grupo Bandeirantes de Comunicação.

Newsletter DBO