Movimentação de cargas no Porto de Santos cai 1,5% no 1º tri

Soja, açúcar e adubo são as cargas com registros mais significativos para a queda na movimentação

A movimentação de cargas pelo Porto de Santos diminuiu 1,5% no primeiro trimestre deste ano, na comparação com igual período do ano passado, para 30,448 milhões de toneladas. O fluxo de navios nos primeiros três meses do ano registrou redução de 4,1%. Considerando apenas os navios de cargas (excluindo os navios de passageiros, de guerra e outros), o volume das atracações foi reduzido em 4,7%.

Conforme destacou a autoridade portuária de Santos, a queda na movimentação foi ocasionada pela redução de 7,2% no movimento observado em março, que foi afetado pelo decréscimo de 7,5% no escoamento da safra de soja para exportação e também pelas retrações nos embarques de açúcar (-1%) e desembarques de adubo (-37,9%). “Somente essas três cargas representaram uma perda de quase 650 mil toneladas na comparação com o primeiro trimestre de 2018”, afirmou. Apesar da queda dos embarques do complexo soja (grãos e farelo a granel) no mês passado, no acumulado em três meses o volume exportado ainda mantém expansão de 9,1% em relação a igual etapa de 2018.

A carga conteinerizada também registrou queda no trimestre, de 8,6% na tonelagem e de 12,1% em unidades, sendo que somente em março a baixa foi de 8,5% e 11,6%, respectivamente. A redução da movimentação geral verificada em março último reverteu a tendência de alta apontada nos dois primeiros meses, inclusive com o total de fevereiro ultrapassando de forma inédita a marca de 10 milhões de toneladas.< b>Crescimento</b> No acumulado do primeiro trimestre, destaque para o crescimento de 8,7% nos carregamentos de celulose (solta e conteinerizada), carga que já ocupa a quarta posição no ranking das mercadorias mais exportadas por Santos, destacou a autoridade portuária. Somente em março, chamou atenção os embarques de café (+174,4%) e carnes conteinerizados e os desembarques de granel de óleo diesel e gasóleo (+86,2%).

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: