3ª estimativa de grãos da Conab para a safra 2019/20 indica recorde de produção

Segundo a Companhia, a produção no país deve alcançar 246,6 milhões de toneladas

Continue depois da publicidade

A produção brasileira de grãos na safra 2019/20, em fase de plantio, deve alcançar 246,6 milhões de toneladas, o que representa aumento de 1,9% em comparação com a safra 2018/19, equivalente a mais 4,6 milhões de toneladas. Os números fazem parte da terceira estimativa da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgados nesta terça-feira, 10 de dezembro, e representam novo recorde da série histórica.

Segundo a Conab, a área semeada mantém a expectativa positiva de crescimento superior à safra passada, com variação de 1,5%, alcançando 64,2 milhões de hectares. “É bom lembrar que as culturas de segunda e terceira safras, além das de inverno, terão seus indicativos atualizados mais adiante, perto do período de cultivo”, explica a Conab.


Para a soja, há tendência de crescimento de 2,6% na área plantada em relação à safra passada (para 36,79 milhões de hectares). A estimativa de produção da oleaginosa aponta para uma safra de 121,1 milhões de toneladas (mais 5,3% ante o período anterior, que foi de 115,03 milhões de t).

“As chuvas irregulares registradas no início do ciclo, em Estados da região Centro-Oeste e Sudeste, por exemplo, apresentaram melhoras a partir do mês de novembro, o que favoreceu o avanço das operações de plantio”, diz a Conab.

Já no Matopiba, que engloba Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, as mudanças climáticas interferiram na evolução da semeadura, mas a perspectiva é que o plantio seja realizado dentro do calendário próprio para a região. O milho primeira safra deve ter crescimento de área de 1,2% (para 4,15 milhões de hectares), continuando perdendo espaço para a soja neste período.

Nesta primeira fase, a estimativa de produção é de 26,3 milhões de toneladas, representando aumento de 2,6% ante o período anterior (25,65 milhões de t). Com a colheita da soja, a partir de janeiro, inicia-se a semeadura da segunda safra de milho, que representa 72% da produção total do cereal no País, explica a estatal.

A área do algodão, que apresentou grandes aumentos nas últimas duas safras, registra agora um acréscimo de 1,6%, devendo ficar em 1,6 milhão de hectares. A produção estimada do algodão em caroço é de 6,8 milhões de toneladas e a da pluma, de 2,7 milhões de toneladas, similares, portanto, ao da safra anterior.

Já para o feijão primeira safra, a estimativa é de redução de 1,3% na área em comparação com a temporada passada. A cultura também perde espaço para a soja e o milho que apresentam melhor rentabilidade. A primeira safra de feijão está projetada em 1,036 milhão de t, aumento de 4,8% sobre o período anterior (989 mil t).

A segunda safra de feijão está prevista em 1,25 mi de t, queda de 3,1%, enquanto a terceira safra pode alcançar 736,5 mil t, redução de 1%. A safra total de feijão 2019/20 deve ser de 3,022 mi de t, praticamente estável em relação ao período anterior. A produção de trigo este ano, com 97% da produção colhida, deve alcançar 5,2 milhões de toneladas, queda de 1,2% ante a estimativa de novembro (5,27 mi de t) e redução de 3,9% em comparação com 2018.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: