AgRural: 46% da área no Brasil está semeada na safra 2019/20

Número supera a média de cinco anos (de 43%) de área plantada no mesmo período

O plantio de soja no Brasil alcançou 46% da área projetada na safra 2019/20 até a última quinta-feira, 31, estima a consultoria AgRural. O resultado representa avanço de 11 pontos porcentuais na semana. O número supera a média de cinco anos de 43% de área plantada no mesmo período mas ainda representa atraso na comparação com igual intervalo do ano passado, segundo levantamento semanal da AgRural.

Novamente, de acordo com a consultoria, Mato Grosso foi o destaque da semana com aceleração do plantio. Na semana, a semeadura do Estado passou de 72% para 84% da área a ser plantada. No Paraná, o plantio alcançou 60% de área semeada até quinta-feira, avanço de 14 pontos porcentuais na semana, impulsionado pelo aumento da umidade. “Quem inspira cuidado agora é Mato Grosso do Sul”, destaca a AgRural.

Apesar do avanço expressivo da semeadura, com 58% da área plantada, ante 29% da semana anterior, o Estado tem recebido pouca chuva. “Além da necessidade de replantio de algumas áreas, os produtores se preocupam com a janela de plantio da segunda safra de milho”, conforme ressalta a consultoria.

De acordo com a AgRural, caso as chuvas previstas para esta semana se confirmem, a semeadura da soja no sul do Estado terminará dentro da primeira quinzena de novembro, o que permite que o plantio do milho seja concluído dentro da janela da região, que vai até meados de março.

“Mas o ideal seria plantar antes do fim de fevereiro, para evitar que a produtividade da safrinha fique mais suscetível à redução das chuvas e a eventuais geadas a partir de maio”, afirma a consultoria.

Em Goiás, Minas Gerais e São Paulo, as chuvas irregulares atrasam os trabalhos de campo, enquanto no Rio Grande do Sul, a semeadura está mais lenta por causa da elevada umidade do solo.

No Matopiba (região que compreende parcialmente os Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e o oeste da Bahia), o plantio ainda é restrito a lavouras onde já choveu, com a região apresentando irregularidade nas precipitações.

A AgRural estima que o Brasil deve plantar 36,4 milhões de hectares com soja na safra 2019/20, 1,3% a mais que na temporada anterior. A produção está prevista em 121 milhões de toneladas – recorde de colheita. Os números da consultoria serão revisados ainda nesta primeira quinzena de novembro.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: