AgRural: 87% da área de soja do Brasil está semeada

Segundo a consultoria, a área plantada com soja no país na temporada 2019/20 será de 36,4 milhões de hectares

O plantio da safra de soja 2019/20 atingiu na última quinta-feira, 28 87% da área estimada para o Brasil, de acordo com levantamento da consultoria AgRural, avanço de 8 pontos porcentuais em uma semana. O número representa ainda atraso ante os 93% plantados no mesmo do mesmo período do ano passado, mas está em linha com a média de cinco anos.

Em Mato Grosso, principal Estado produtor, a semeadura está praticamente encerrada, com apenas áreas isoladas no Leste do Estado a serem plantadas, segundo a AgRural. “Essa é a única região mato-grossense, aliás, onde está faltando um pouco de chuva – mas nada que chegue a ameaçar o potencial produtivo por enquanto. No resto do Estado, a soja se desenvolve bem e os produtores esperam uma boa safra”, informa a consultoria, em boletim semanal.

O plantio também está em reta final no Paraná, alcançando 98% da área estimada, e em Mato Grosso do Sul, atingindo 97% da área a ser semeada. “As chuvas da semana passada foram esparsas e acumularam volumes irregulares, mas foram muito bem-vindas para melhorar a umidade e levar alívio às lavouras. As precipitações, neste caso um pouco mais generosas, também foram muito bem-vindas em São Paulo, Minas Gerais e Goiás e não chegaram a atrapalhar muito os trabalhos no Rio Grande do Sul”, relata a consultoria.

Os destaques da semana, salienta a AgRural, foram o Rio Grande do Sul e a Bahia. No Rio Grande do Sul, a semeadura continuou em ritmo forte, passando de 59% para 82% da área plantada, avanço de 23 pontos porcentuais na semana. A Bahia também registrou salto no plantio na semana, com chuvas mais regulares atingindo o Oeste do Estado.

“Mas a semeadura baiana ainda está atrasada. Também há atraso considerável no Piauí. Tocantins e Maranhão também estão atrasados em relação ao ano passado, mas alinhados à média de cinco anos”, ressalta a consultoria.

Em geral, os trabalhos de campo estão atrasados no Matopiba (acrônimo formado com as iniciais dos Estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), mas as previsões de chuva apontam cenário um pouco melhor para a região neste início de dezembro, apesar da distribuição e dos volumes ainda não parecerem tão satisfatórios, de acordo com informações da consultoria.

A AgRural estima que a área plantada com soja no País na temporada 2019/20 alcance 36,4 milhões de hectares, aumento de 1,5% sobre o ciclo anterior. A produção potencial – baseada, por enquanto, em linha de tendência de produtividade – é calculada em 120,7 milhões de toneladas. Em dezembro, a AgRural substituirá as linhas de tendência por estimativas de produtividade por Estado, informa a consultoria.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: