Menu
Menu

A guerra norte-americana contra o desperdício de alimentos

Secretário de agricultura dos EUA diz que a abundância agrícola do país não pode ser usada para "encher o lixo"
Foto: Couleur/Pixabay

Em evento realizado na última terça-feira, 9 de abril, o Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), a Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) e a Administração de Alimentos e Medicamentos dos EUA (FDA) anunciaram, oficialmente, uma estratégia interinstitucional federal para lidar com o desperdício de alimentos. A proposta segue uma determinação do presidente norte-americano Donald Trump, que reconheceu o mês de abril como o ponto de partida de uma missão para incentivar a participação pública em diversos segmentos da sociedade norte-americana.

+LEIA MAIS: Brasil e o desperdício de alimentos

Nos Estados Unidos, mais de um terço de todos os alimentos disponíveis não são consumidos por perda ou desperdício. Esse desperdício afeta negativamente a segurança alimentar e o meio ambiente. “Como a população mundial continua a crescer para quase 10 bilhões de pessoas até 2050 e os sistemas alimentares continuam a evoluir, agora é hora de agir para conscientizar os consumidores e empresas sobre a necessidade de redução do desperdício de alimentos”, disse o secretário de Agricultura dos Estados Unidos, Sonny Perdue. “A abundância agrícola da nossa nação deve ser usada para alimentar os necessitados, não encher o lixo”, acrescentou.

Ainda segundo o secretário, além de reduzir o desperdício, é preciso redirecionar o excesso de alimentos para pessoas, animais ou utilizá-los para produzir energia, o que proporcionaria benefícios imediatos à saúde pública e ao meio ambiente. “Sozinho, o USDA não pode acabar com o desperdício de alimentos; tal ação exigirá parcerias em toda a cadeia de fornecimento e o trabalhado conjunto para soluções inovadoras e educação do consumidor”, afirmou.

De acordo com o USDA, a nova estratégia prioriza seis áreas-chave de ação, como melhorar a educação do consumidor e a rotulagem de alimentos. Segundo o vice-comissário da FDA, Frank Yiannas, como um em cada seis norte-americanos dizem sofrer doenças transmitidas por alimentos a cada ano, muitas pessoas estão descartando alimentos desnecessariamente com medo de questões de segurança alimentar. Ele afirmou ser “compreensível porque a segurança alimentar e o desperdício de alimentos são grandes preocupações sociais atualmente”.

No ano passado, o USDA e a EPA traçaram como meta inicial reduzir em até 50% o desperdício de alimentos nos Estados Unidos até 2030.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Invista no básico bem feito

Pecuaristas, mesmo tecnificados, ainda pecam no manejo por não fazer planejamento, estabelecer metas e criar calendário de ações.

Café com frio

Especialista dá dicas de como evitar problemas com o frio no cafezal, cultura que gosta de “cabeça quente e pés frios”

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho