ABCDB realiza abate técnico de cruzas Devon x Sindi

Análises em amostras fornecerão informações detalhadas aos criadores da raça Bravon

O primeiro abate de cruzas Devon x Sindi realizado no Frigorífico São João, em São João do Itaperiú (SC), na quarta-feira (6/10), poderá ser determinante na obtenção de dados mais precisos sobre a carne da raça Bravon.

A equipe do professor Diego de Córdova Cucco, da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), analisará amostras que foram coletadas, em parte dos exemplares.

O trabalho foi acompanhado pela presidente da Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB), Simone Bianchini, e pelo diretor técnico Lucas Hax.

“Utilizamos um bife de uma polegada (2,5 cm) do contrafilé para fazer análises laboratoriais e mensurações comparativas das amostras. Em cerca de 30 dias devemos apresentar um relatório com informações detalhadas de características como maciez e marmoreio”, explica o pesquisador.

Foto: Diego Cucco

Um dia antes do abate técnico, os 18 exemplares Bravon do criador Paulo Bröering Filho passaram por exame de ultrassonografia de carcaça, ainda na propriedade, na Coxilha Rica, em Lages (SC).

O exame fornece parâmetros, como área de olho-de-lombo (AOL) e espessura de gordura na picanha (EGP). Esses dados também serão confrontados com os obtidos na avaliação laboratorial.

A raça Bravon é resultado do cruzamento de animais Devon com zebuínos, como Nelore e Brahman.

“O abate do cruzamento com Devon F1 já é realizado normalmente pelo frigorífico, é uma satisfação acompanharmos a estreia do cruzamento com Sindi F1 Bravon. É um animal adaptado, resistente ao clima tropical, e permite que a sua produção seja premiada no Programa Carne Devon Certificada. Já as fêmeas podem dar sequência como criação de um rebanho Bravon. Estas avaliações técnicas oportunizam, aos criadores da Associação, obter dados referenciais sobre a qualidade de carne Devon e Bravon”, avalia Simone Bianchini.

Para Ricardo Faria, gerente comercial do frigorífico, “o abate técnico mostra aos nossos parceiros pecuaristas que o Frigorífico São João acredita nesta parceria. Precisamos atuar juntos para aprimorar a cadeia produtiva”.

Fonte: Ascom ABCDB

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Boi-safrinha de cara nova

CONFIRA os destaques da edição de outubro da Revista DBO; na capa, as novidades deste versátil sistema de produção

Boi-safrinha de cara nova

CONFIRA os destaques da edição de outubro da Revista DBO; na capa, as novidades deste versátil sistema de produção

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.