ABHB divulga vencedores da 4ª edição do Teste de Eficiência Alimentar

Criatórios das raças Hereford e Braford localizados em Dom Pedrito e São Gabriel foram os campeões

A Associação Brasileira de Hereford e Braford (ABHB), em parceria com a Embrapa Pecuária Sul, divulgou o resultado da 4ª edição do Teste de Eficiência Alimentar (TEA) realizado em Bagé, RS, e que envolveu 26 reprodutores.

+ ABHB altera prazo para inscrições em prova na Embrapa

Continue a leitura após o anúncio

O teste consagrou as estâncias São Francisco Xavier, de Dom Pedrito, e Retiro do Ouro, de São Gabriel, como grandes campeãs desta edição. Com ganhos médios diários (GMD) excelentes, os animais chegaram a 1,661 kg na raça Hereford e 1,667 kg na raça Braford.

A segunda colocação na raça Hereford foi para a Estância do Bolso, localizada em Santa Margarida do Sul; a terceira colocação da raça também foi para a Estância São Francisco Xavier. A Agropecuária Sereno, de São Sepé, ficou com o segundo lugar da raça Braford e o terceiro lugar foi para a Estância Santa Gertrudes, localizada em Santana do Livramento.

O teste é realizado após o final da Prova de Avaliação a Campo (PAC) e serve para avaliar a capacidade de conversão de cada exemplar, coletando informações associadas ao consumo alimentar e ganho de peso. Com duração de 90 dias – os primeiros 20 dias são reservados para adaptação – os animais são alimentados à vontade em cochos eletrônicos, que coletam informações individuais como quantidade de alimento ingerido, número de visitas ao cocho durante o dia e o tempo gasto em cada refeição.

“Encerramos o ciclo do ano 2019/2020 de avaliação de reprodutores. Eu fico muito contente, pois as raças Hereford e Braford estão se superando ano a ano. Além da prova estar bem organizada, já que a cada edição corrigimos o manejo sanitário e nutricional do teste, as raças também estão expressando maior ganho e isso é muito importante para o mercado”, relata o presidente do Conselho Deliberativo Técnico da ABHB, Aldo José Tavares dos Santos.

A pesquisadora em nutrição animal da Embrapa Pecuária Sul e responsável pelo manejo nutricional do teste, Renata Suñe, explica que a metodologia utilizada é constantemente atualizada. “Ao longo dos anos estamos amadurecendo o preparo da prova, os animais estão chegando mais uniformes e com isso conseguimos observar uma crescente nos resultados dos reprodutores durante as edições do TEA”, afirma.

Roberto Collares, coordenador da prova pela Embrapa Pecuária Sul, explica que, por meio dos dados coletados, a Embrapa e a ABHB conseguem trabalhar em pesquisas e no melhoramento genético das raças.

Confira a tabela completa do TEA no site da ABHB: raça Hereford / raça Braford.

Fonte: Ascom ABHB

Fique por dentro das novidades envolvendo bovinos de corte e leite em Raças

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO