Abiove critica liberação da importação de matéria-prima para a produção de biodiesel

Entidade disse lamentar a decisão do Conselho Nacional de Política Energética, além de apontar riscos para os negócios

A Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove) lamentou, em nota, a decisão do Conselho Nacional de Política Energética (CNPE), do Ministério de Minas e Energia (MME), de liberar a importação de matéria-prima para a produção de biodiesel. A resolução foi aprovada na terça-feira (17/11) pelo presidente Jair Bolsonaro e publicada na edição na quarta (18/11) do Diário Oficial da União.

A Abiove disse ter sido comunicada de que a medida seria restrita para o Leilão 77, cujas entregas acontecem em janeiro e fevereiro de 2021, “com fins claros de garantir o B12”. “A publicação da resolução da forma como está, no entanto, sem trazer uma especificação de data, volume e prazo limites para a realização da importação, implica mudança de regras que geram instabilidades desnecessárias, prejudicando a previsibilidade e a segurança dos investimentos”, afirmou a associação, em nota.

Segundo a Abiove, a mudança de uma regra consolidada prejudica toda a indústria brasileira de extração de óleos vegetais e de gorduras animais, que atua desde o início do Programa Nacional de Produção e Uso de Biodiesel (PNPB), em 2005, para garantir o abastecimento nacional de matérias-primas para a produção de biodiesel. “A eliminação desse vínculo coloca em risco a industrialização da soja no Brasil, a produção de farelo de soja e o abastecimento da cadeia de proteína animal, com impactos para os consumidores brasileiros”, disse a associação.

A Abiove reforçou ainda o setor de biodiesel concluirá o ano com produção de 6,4 bilhões de litros do biocombustível, crescimento de 8,8% em relação ao ano passado. “A liberação do uso de matérias-primas importadas para produção de biodiesel deve ser urgente e adequadamente restrito ao L77 para não colocar em risco o desenvolvimento de longo prazo do setor”, afirmou a associação.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.