ACBB realiza o “1º Simpósio Internacional Brahman/BoicomBula”

O evento marca o encerramento da 1ª Prova de Eficiência e Performance BBB

A Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) realizará o “1º Simpósio Internacional Brahman/BoicomBula” no próximo sábado, 27 de novembro, a partir das 9h, na Agropecuária Verdana (Itatinga, SP).

O evento marca o encerramento da 1ª Prova de Eficiência e Performance BBB, que avaliou a parte reprodutiva, a eficiência alimentar, a qualidade de carcaça, características morfológicas, dentre outras características, de cerca de 90 machos e fêmeas da raça, manejados dentro do sistema a pasto, com suplementação, e confinamento na fase de terminação.

A expectativa é de que participem criadores de várias regiões do país. Toda a programação será transmitida ao vivo pelos canais ABCZ TV, Lance Rural e MF Rural.

Antes do simpósio, os participantes irão acompanhar o julgamento morfológico dos animais para definição dos melhores indivíduos de cada grupo contemporâneo da prova, bem como o Grande Campeão, o Reservado Grande Campeão, a Grande Campeã e a Reservada Grande Campeã.

Quem conduzirá o julgamento será o médico-veterinário, Fernando Baldomar, que é gerente Geral de ASOCEBU (Associação dos Criadores de Zebu da Bolívia). Na sequência, o simpósio terá início com palestras técnicas, divulgação do resultado da prova e mesa-redonda.

O presidente da ACBB, Paulo Scatolin, abordará as perspectivas para o futuro da raça Brahman. Na sequência, o médico-veterinário da DGT Brasil, Giovani Daminelli, falará sobre a “Importância da avaliação da ultrassonografia como critério de seleção na raça Brahman”.

Já a pesquisadora do Instituto de Zootecnia, Renata Branco, ministrará palestra sobre a “Eficiência alimentar como critério de seleção do Brahman” e irá apresentar os resultados das avaliações de Consumo Alimentar Residual da prova.

O médico-veterinário e membro do Conselho Técnico da ACBB, Alex Miyasaki, abordará como foi feito o desafio de precocidade das novilhas participantes da prova e os resultados. Na sequência, o diretor da BrasilcomZ – Zootecnia Tropical, William Koury Filho, apresentará os resultados gerais da 1a Prova de Eficiência e Performance BBB.

Já o tema “O Brahman na América do Sul” será tema da palestra do gerente geral da ASOCEBU, Fernando Baldomar. Uma mesa redonda sobre os resultados da Prova BBB, e com a participação de técnicos e criadores, finalizará o Simpósio.

Sobre a Prova BBB – Iniciada em julho, com a fase de adaptação, a prova contou com uma série de avaliações: Teste de Eficiência Alimentar, exame de ultrassonografia de carcaça, avaliação de tipo pelo método EPMURAS (Estrutura, Precocidades, Musculosidade, Umbigo, Raça, Aprumos e Sexualidade), avaliação de precocidade sexual das fêmeas e coleta de material para genotipagem.

A prova é realizada pela Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB) e conta com a parceria da BrasilcomZ, ABCZ, Seleon Biotecnologia, Verdana Agropecuária, Bellman Trouw Nutrition, TSE Solar, IZ-Instituto de Zootecnia, Botu Pharma Biotecnologia Animal, Premium Gen, Zoetis, DGT Brasil, Neopecuária e GlobalGen.

Fonte: Ascom ACBB

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

No embalo do mercado

Confira os destaques da edição de dezembro; na capa, fazenda da BRPec Agropecuária, com mais de 130 mil ha no MS, trocou o ciclo completo pela cria, mas mantém estrutura para virar a chave se o cenário mudar

No embalo do mercado

Confira os destaques da edição de dezembro; na capa, fazenda da BRPec Agropecuária, com mais de 130 mil ha no MS, trocou o ciclo completo pela cria, mas mantém estrutura para virar a chave se o cenário mudar

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.