Acrimat disponibiliza gratuitamente cartilha para combate a incêndio

Material aborda os processos adotados no Brasil para manejo do fogo - como na abertura de novas fronteiras agrícolas

A Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat) atualizou sua Cartilha de Combate a Incêndio – guia para o produtor rural disponibilizado por meio do formato online. O material visa conscientizar o cidadão sobre a prevenção e combate a incêndios.

+Incêndio de grandes proporções atinge confinamento bovino no MS

A cartilha contém orientações básicas, com noções de prevenção contra incêndio e dicas de segurança, na qual aborda os processos adotados no Brasil para manejo do fogo – como quando se faz necessário a abertura de novas fronteiras agrícolas, limpeza de pastagens e controle fitossanitário.

Continue a leitura após o anúncio

O material é ilustrado com fotos, gráficos, tabelas e textos. “A Acrimat está sempre preocupada com as consequências trazidas pelos incêndios, que nesta época do ano se intensificam, e considerando as consequências do fogo, especialmente quando se trata de incêndios florestais, desenvolvemos esta Cartilha de Orientação e Combate a Incêndio, que sempre que necessário é atualizada”, diz o diretor da Acrimat, Marco Túlio Duarte Soares.

A cartilha esclarece que “diante da legislação ambiental vigente, mesmo quando o fogo não for intencional, é necessária a utilização de alguns procedimentos, tornando importante as informações sobre as medidas que deverão ser adotadas”, para logo em seguida abordar o primeiro tópico: Como prevenir e proteger sua propriedade rural.

No primeiro capítulo é introduzido ao produtor medidas preventivas que devem ser adotadas em sua propriedade, como a construção e manutenção de aceiros, a redução de materiais combustíveis e a disponibilidade de água em abundância, bem como, de um meio de transporte de água para os locais onde ocorrem os sinistros.

A pecuarista Maria Ester Fava diz que a cartilha “vem ao encontro do que necessitamos para auxiliar com informações corretas nossos colaboradores da fazenda; o nosso cuidado em equiparmos com o material correto, caso aconteça o mal maior, e assim sabermos como lidar com o problema de forma segura e correta”.

“Além disso, precisamos desmistificar a ideia de que colocamos fogo para aumentar a produtividade da terra; isso já aprendemos que não é correto, que é uma prática que traz inúmeros prejuízos para nossa atividade”, complementa.

Na cartilha ainda são abordados temas como queima controlada, Legislação, como agir em casos de incêndios acidentais e o capítulo IX do Código Florestal, que trata da proibição do uso de fogo e do controle dos incêndios.

Clique aqui para acessar a cartilha.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

Leia também

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.