Açúcar: Brasil e China se entendem antes de painel na OMC

Pasta lembra que as consultas haviam sido solicitadas pelo Brasil em vista da aplicação chinesa de sobretaxas às importações

Continue depois da publicidade

O Ministério da Agricultura informou nesta terça-feira, 21 de maio, que Brasil e China chegaram a um entendimento nas consultas que têm sido realizadas no âmbito do contencioso do açúcar iniciado pelo Brasil na Organização Mundial do Comércio (OMC).

A pasta lembra que as consultas haviam sido solicitadas pelo Brasil em vista da aplicação, pela China, de salvaguardas na forma de sobretaxas às importações de açúcar. No pedido de consultas, o Brasil também abordou a administração de cota tarifária mantida pela China para a importação de açúcar, bem como a operação de um sistema de licenciamento automático para importações do produto fora da quota.


“Nos termos do entendimento alcançado, as preocupações que embasaram o pedido de consultas brasileiro deverão ser atendidas, de modo mutuamente satisfatório, sem a necessidade do estabelecimento de um painel na OMC para examinar a matéria”, diz a pasta em nota conjunta com o Ministério das Relações Exteriores. “O Brasil vê positivamente o resultado alcançado, que reflete o engajamento e a disposição construtiva de ambas as partes para alcançar uma solução para a disputa.”

Indústria comemora acordo

Em nota, a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) avaliou como importante o compromisso da China de não renovar a política de salvaguarda para a entrada de açúcar estrangeiro no país a partir de maio de 2020. “O governo brasileiro foi sensível e agiu com rapidez para reverter o impacto que as medidas chinesas causaram nas exportações”, disse o diretor executivo da Unica, Eduardo Leão.

Conforme a Unica, até o início da salvaguarda, a China era o maior mercado do Brasil, com mais de 2,5 milhões de toneladas de açúcar por ano-safra. Em 2018/2019, 890 mil toneladas foram embarcadas para o país. “A expectativa é que as exportações para o país possam retornar no próximo ano aos patamares anteriores à salvaguarda. Há também a possibilidade de o Brasil colaborar com o país a ampliar a participação dos biocombustíveis na matriz energética e, com isso, atender as metas de redução de emissão de gases de efeito estufa e melhorar a qualidade do ar em suas grandes cidades”, disse Leão.

A entidade lembra que a China estabelece uma cota de importação anual de 1,95 milhão de toneladas de açúcar com tarifa de 15%. “Volumes extracota, até 2017, tinham 50% de tributo. Com a salvaguarda, volumes extracota passaram a ser taxados em 95%, com uma progressão decrescente ano a ano até o final do prazo, em maio de 2020”, explica. Também era dada preferência de importação a países com menor participação no volume – o que excluía o Brasil.

A barreira comercial foi alvo de pedido de consulta na Organização Mundial de Comércio (OMC) pelo governo federal, que passou a negociar a reversão do quadro. Desde o início da salvaguarda, representantes da Unica visitaram duas vezes a China para reuniões com o governo e o setor produtivo. No Brasil, a equipe assessorou o governo na negociação.

 

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: