[full-banner-1170-x-134-home-geral1]

Revista DBO | África do Sul, uma referência em produtividade pecuária

Na edição de maio, o zootecnista e colunista de DBO Danilo Grandini fala sobre os indicadores de ganho de peso e conversão alimentar da África do Sul

Por Danilo Grandini – Zootecnista, com pós-graduacão em análise econômica, e diretor global de marketing para bovinos da Phibro Animal Health

Passados exatamente 26 meses da pandemia, lá fui eu, com o pé na estrada, para fora do país rumo à África do Sul, desta vez em companhia do colega, consultor e pesquisador Luis Orlindo Tedeschi. Visitamos dois dos maiores confinamentos daquele país, realizamos três reuniões técnicas com aproximadamente 75 veterinários e nutricionistas. Aproveitamos para interagir com diferentes conceitos, além de discutir necessidades e oportunidades na produção de bovinos.

A África do Sul é um daqueles casos que nos faz pensar, especialmente porque ela pertence, como nós, ao denominado grupo BRICS, formado por cinco nações de economia emergente: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Este último é, portanto, um país com indicadores econômicos próximos aos nossos, situado no Hemisfério Sul e até hoje afetado por surtos recorrentes de febre aftosa, do qual se esperaria um modelo de produção também semelhante ao nosso, mas não é.

Lá não existe uma plataforma de agregação de valor como na Austrália e Estados Unidos, mas os sul-africanos compartilham com esses países um modelo direcionado à maximização do desempenho animal na variável tempo. Lá, os bovinos são penalizados em preço ao perder a dentição de leite, ou seja, exceto para animais de descarte oriundos de rebanhos de cria (vacas, novilhas falhas e touros), os demais são de fato engordados à base de grãos. Dessa forma, 55% dos abates proveem de confinamentos.

Para continuar lendo é preciso ser assinante.

Você merece este e todo o rico conteúdo da Revista DBO.
Escolha agora o plano de assinatura que mais lhe convém.

Invista na melhor informação. Uma única dica que você aproveite pagará com folga o valor da assinatura.

Se já é assinante, entre com sua conta

This post is only available to members.
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
WhatsApp
Skype
Email
Telegram
Facebook
Twitter
LinkedIn
Pinterest
Pocket
Email
Tumblr
Print
2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.