Agricultura de Baixo Carbono também é desafio para 2020

Já estão no sistema 10 milhões de hectares, mas os produtores podem intensificar ainda mais o uso da terra, especialmente na pecuária

O Ministério da Agricultura e Pecuária apresentou em sua Retrospectiva 2019 um capítulo dedicado aos desafio para o ano de 2020 na área do Desafios para 2020 desenvolvimento sustentável e inovador. Para o governo, o Plano Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono) está no centro da estratégia de ação.

De 2010 a 2018, implantou-se, com o Plano ABC (Agricultura de Baixo Carbono), sistemas produtivos mais sustentáveis em 59 milhões de hectares.

A ação faz parte de um movimento dos últimos 40 anos, mas que foi intensificado nas duas últimas décadas. Enquanto a área ocupada pela agricultura aumentou 33%, a produção cresceu em torno de 386%.

O Plano Setorial de Mitigação e de Adaptação às Mudanças Climáticas para a Consolidação de uma Economia de Baixa Emissão de Carbono na Agricultura, ou Plano ABC, tem como um principais estímulos linhas de crédito a taxas de juro diferenciadas a produtores que implementarem projetos de recuperação de pastagens e florestas ou adotarem tecnologias de produção que contribuam para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

Continue a leitura após o anúncio

Como o Plano ABC, os sistemas mais produtivos responderam  por uma redução de emissões de gases de efeito estufa em mais de 200 milhões de toneladas de Carbono Equivalente, meta apresentada na COP 25.

No caso da região do Cerrado o Plano ABC focado nessa região  teve seus resultados apresentados no final de 2019. Foram mais de 18 mil produtores beneficiados em 164 municípios.

De acordo com dados da Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária, 2019 termina com um saldo de 10,4 milhões de hectares de pastagens recuperadas, dos quais 5,8 milhões de hectares estão em sistemas de Integração Lavoura-Pecuária-Floresta.

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.