Recria 1

Recria 2

Recria 3

Confinatto

Recria 1

Recria 2

Recria 3

Confinatto

Tecnologia de resultados

A rápida profissionalização da pecuária nos últimos 20 anos, acompanhada de perto por DBO, tem se lastreado em tecnologias respaldadas pela pesquisa e validadas pelos pecuaristas a campo. O empirismo e o “achismo” cederam lugar às informações técnicas e às análises econômicas, que permitem tomar decisões de forma mais segura e confiável. Nosso objetivo, neste espaço, é divulgar essas Tecnologias de Resultado, para que o produtor possa melhorar seus índices zootécnicos e, consequentemente, sua lucratividade. Este também é o compromisso da Agroceres Multimix, nossa parceira nesta jornada, que tem longa tradição em inovação e atendimento diferenciado ao pecuarista.

Oferecemos, inicialmente, a nossos leitores um rico material (em texto e vídeo) produzido no ano passado sobre a TIP (Terminação Intensiva a Pasto). Em 2020, nosso foco será a intensificação da recria, que está sendo puxada pela TIP, como mostrou reportagem de capa de DBO, em março. Vamos apresentar, em uma nova série de reportagens a ser publicadas na DBO e neste espaço exclusivo no Portal, quais as técnicas disponíveis para se encurtar a recria, de maneira eficiente e econômica. Sejam bem-vindos e nos acompanhem ao longo de nossa jornada.

Terminação intensiva a pasto (TIP) avança no campo

Nenhum segmento da pecuária de corte mudou tanto, na última década, quanto a engorda, que registrou grande salto de produtividade, forçando a modernização de todo o sistema produtivo. Um dos motores dessa transformação foi a TIP (Terminação Intensiva a Pasto), técnica abordada em projeto inédito de DBO, conduzido no ano passado em parceria com a Agroceres Multimix e apresentado aqui na íntegra.

Por meio de uma série de quatro reportagens, foi traçado um panorama da TIP no Brasil, desde à época em que ela era conhecida como “confinamento a pasto” ou “novo semi”. Trata-se de um sistema “verde-amarelo” de engorda, onde o capim (verde) funciona como volumoso e o concentrado (amarelo) como fonte proteico-energética.

Milhares de produtores já estão adotando a técnica, que confere ao Brasil um diferencial competitivo sem precedentes, pois é fácil de aplicar e exige pouco investimento em instalações. Veja a seguir as quatro reportagens do Projeto TIP em Foco e vídeos produzidos pela Agroceres sobre o tema.

Reportagens

Faça já o download do PDF

Logo TIP

Você sabe o que é TIP?

Veja, nesta reportagem, a definição de TIP (para quem ainda não conhece a técnica), como ela surgiu, no início dos anos 2000, e foi sendo aperfeiçoada até se tornar um sistema totalmente funcional, adaptável às condições de qualquer região brasileira.

Publicado na Edição de Maio de 2019 da Revista DBO

Turbinando a engorda na seca

Esta reportagem fala sobre o uso da TIP na seca, apresentando dicas sobre o manejo do pasto e da suplementação neste período. Acompanhe o exemplo da Fazenda Jumari, em Ipiaçu, MG, que tem obtido excelentes resultados com a técnica.

Publicado na Edição de Julho de 2019 da Revista DBO

Nas águas, mais arrobas com menor custo.

Muitos pecuaristas no Brasil já estão utilizando a TIP também nas águas, para tirar máximo proveito do capim no período de maior produção forrageira. Confira os exemplos bem-sucedidos apresentados na terceira reportagem da série.

Publicado na Edição de Novembro de 2019 da Revista DBO

Tecnologia que dá certo

Quer saber quais são os 10 principais passos para fazer terminação intensiva a pasto em sua fazenda? Leia a última matéria da série TIP em Foco, que também traz uma matriz de custo do sistema, para facilitar a tomada de decisões.

Publicado na Edição de Fevereiro de 2020 da Revista DBO

Vídeos

Vantagens da TIP

Se bem conduzida, a terminação intensiva a pasto pode garantir ao pecuarista uma produtividade de [email protected]/ha/ano. Veja no vídeo como montar a infraestrutura para emprego da técnica na fazenda e entenda o conceito de rendimento do ganho.

TIP na seca

Com lotação de 5 a 6 cab/ha e ganho de até 1,5 kg/cab/dia a pasto, durante o período da seca, a TIP é boa opção, inclusive, para engordar vacas de descarte. Veja no vídeo recomendações de como usar a técnica na época de escassez de chuvas.

TIP nas águas

Técnica permite aumentar a lotação no período chuvoso, diluindo custos fixos. O conforto animal é garantido, pois não se tem problema com lama. Os cochos devem ser cobertos, mas esse investimento é pequeno em relação aos benefícios do sistema.

Saiba primeiro quando forem publicadas as matérias desse ano!

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Preencha seus dados para receber um e-mail com a reportagem:

Preencha seus dados para receber um e-mail com a reportagem:

Preencha seus dados para receber um e-mail com a reportagem:

Preencha seus dados para receber um e-mail com a reportagem: