Agronegócio lança manifesto contra sobretaxação do setor

Iniciativa foi reação ao PL 04/2019 em tramitação na Assembleia Legislativa de MT, que aumenta valor do Fethab

Continue depois da publicidade

Foto: Aprosoja-MT.

Quarenta entidades ligadas ao setor agropecuário divulgaram nesta quarta-feira, 23 de janeiro, manifesto conjunto contra a sobretaxação do setor produtivo. A iniciativa foi reação principalmente ao Projeto de Lei 04/2019, em tramitação na Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que propõe mudanças na Lei 7.263, criadora do Fundo de Transporte e Habitação (Fethab). Segundo a Associação dos Criadores de Mato Grosso (Acrimat), que também assina o documento, alíquotas do fundo passariam a incidir sobre a produção de miúdos, carne com osso e sem osso, além dos atuais 23,5% da UPF vigente. Outra reclamação do setor pecuário é de que a destinação dos recursos recolhidos deixaria de ser 100% aplicada em melhorias na logística de escoamento, para também atenderem a áreas como saúde e educação.

No documento assinado pelas 40 entidades, é mencionado que a “sobretaxação do agronegócio afeta todas as cadeias, ou seja, produtores rurais, as empresas compradoras, as agroindústrias e os exportadores, o que trará um resultado negativo a todo o País”. Além disso, cita que, “como já ocorreu em alguns Estados, medidas como esta são danosas ao setor, tendo em vista a situação atual de endividamento dos produtores causada por problemas de comercialização e também com a redução da produção devido ao clima e a situações adversas”.


No caso da cadeia da soja – o principal produto exportado pelo Brasil -, as entidades signatárias, entre elas a Associação Brasileira da Indústria de Óleos Vegetais (Abiove), se mostram receosas quanto à indefinição em torno da guerra comercial entre Estados Unidos e China, “que pode reduzir os valores dos prêmios pagos nos portos aos exportadores”.

“A taxação será danosa também para o etanol feito à base de milho, que recentemente recebeu investimentos privados para construção de usinas para o aproveitamento do excedente de grãos gerando combustível mais limpo para toda a sociedade”, continua o comunicado, assinado também pela Associação Brasileira dos Produtores de Milho (Abramilho).

“Não é punindo a produção que serão resolvidos os problemas financeiros dos entes federados (os Estados)”, diz o texto. “Infelizmente os Estados fizeram dívidas, incharam a máquina pública, não investiram em ganhos de gestão e eficiência e agora estão com dificuldades financeiras”, dizem as entidades, que protestam contra a elevação da carga tributária sobre bens primários, que “solaparia o setor mais importante da economia brasileira, o agronegócio”.

Assinam o documento, entre outras instituições, a Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), a Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), a Associação Nacional de Defesa Vegetal (Andef), a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), o Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), a Associação Nacional dos Exportadores de Sucos Cítricos (Citros BR), o Conselho Nacional do Café (CNC), várias Federações de Agricultura, a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), a Sociedade Rural Brasileira (SRB), a União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica), a Associação Brasileira de Laticínios (Viva Lácteos) e o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan).

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: