Menu
Menu

AgRural eleva previsão de área de soja do Brasil em 2018/2019

Maior avanço deve ocorrer nas regiões Norte e Nordeste, segundo a consultoria; produção pode ter novo recorde
Foto: Cleverson Beje/Faep.

A consultoria AgRural elevou a sua previsão de área plantada de soja na safra 2018/2019 do Brasil, de 35,691 milhões de hectares em agosto para 35,804 milhões de hectares. O novo número representa aumento de 655 mil hectares (+1,9%) ante os 35,149 milhões de hectares da safra anterior. O maior avanço deve ocorrer no Norte/Nordeste, que pode ampliar a área em 311 mil hectares, segundo a AgRural.

Com a produtividade estimada a partir da tendência histórica, a consultoria prevê agora produção de 120,3 milhões de toneladas – 1 milhão de toneladas acima do recorde de 119,3 milhões de toneladas da safra 2017/2018.

“O aumento de área é efeito dos bons resultados de produtividade e rentabilidade da safra 2017/2018 e da expectativa, por parte dos produtores, de preços atraentes em reais”, disse a AgRural. “A queda dos preços em dólar, que dificulta o avanço dos negócios antecipados em parte do Cerrado, e a nova tabela do frete rodoviário, contudo, limitam a expansão da área de soja.” Ainda conforme a consultoria, a decisão de alguns produtores de plantar mais milho na primeira safra é outro fator que impede um maior aumento de área de soja.

Plantio

O plantio da safra 2018/2019 de soja no Brasil atingiu 1,9% da área prevista até quinta-feira, 20, segundo a AgRural. O número é maior do que os 0,3% em igual período do ano passado e na média de cinco anos.

No Paraná, a semeadura atingiu 11,2% da área, ante 1,7% há um ano e 1,9% na média. “A boa umidade no solo herdada das chuvas de agosto e setembro tem permitido um rápido avanço no plantio da safra 2018/2019 de soja no Paraná”, disse a AgRural. Segundo a consultoria, é o início de plantio mais rápido já registrado no histórico da AgRural para o Paraná, iniciado 12 anos atrás.

Conforme a consultoria, 48% da área já está semeada no oeste do Paraná. “O ritmo só não é mais forte porque as chuvas desta semana colocaram freio ao avanço das plantadeiras”, disse a AgRural. “Se tudo continuar caminhando bem, o Paraná poderá colher soja já a partir do início de janeiro, período em que os preços pagos pela soja costumam ser mais altos devido à escassez do grão no mercado disponível.” Segundo a consultoria, esse bônus no preço de janeiro pode ser ainda maior dado o ritmo forte de exportação que deve continuar até dezembro.

Em Mato Grosso, com o fim do vazio sanitário vieram as primeiras chuvas e também o início do plantio, que neste momento se concentra nas regiões oeste e norte e está concluído em 0,6% da área de soja do Estado. Em Mato Grosso do Sul, áreas pontuais já foram semeadas no norte. “Mas o ritmo ainda é tímido e apenas 0,1% da área do Estado está plantada.” Em Rondônia, 1,5% da área está plantada.

Fonte: ESTADÃO CONTEÚDO.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.