Menu

Ambiente é favorável para liberação da venda de terras a estrangeiros

De acordo com Senador, postura liberal do Governo e crise econômica devem contribuir para aprovação de projeto de lei

A venda de terras para estrangeiros, atualmente proibida no Brasil, encontra-se em plenas condições de ser aprovada diante do ambiente legislativo e econômico do país. É o que avalia o senador Irajá Abreu (PSD-TO), autor de projeto de lei (PL 2.963/2019 ) que busca regulamentar a aquisição de terras por pessoas físicas e jurídicas de outras nacionalidades.

“A agenda do governo é muito favorável e a prova disso é que foi aprovada a MP da aviação e agora recentemente a MP 879 que permite o arrendamento de terra por estrangeiros para o setor elétrico”, avalia o parlamentar. Irajá esteve em São Paulo a convite do Instituto Brasileiro de Direito Empresarial (Ibrademp) para debater o tema junto a empresários do setor.

“Esse projeto de lei vem num excelente momento. O setor está vivendo um estrangulamento, seja pela crise que vivemos nacionalmente, seja pela crise no próprio setor”, avalia Antonio Carlos de Oliveira Freitas, coordenador da Comissão de Agronegócios do Ibrademp.

Ele explica que, devido à proibição atual, as empresas brasileiras não conseguem usar a terra como garantia em financiamentos e transações junto a bancos internacionais e multinacionais, levando muitas a entrarem em processo de recuperação judicial. “As empresas que querem investir aqui ficam numa insegurança jurídico porque não sabem se vão conseguir recuperar o credito dos financiamentos”, ressalta o advogado.

A instituição estima que, caso seja liberada a venda de terras a estrangeiros, o Brasil pode receber uma injeção de recursos da ordem de R$ 50 bilhões. “O ambiente econômico é favorável [para a aprovação do projeto]. Diante dessa recessão e desse desemprego altíssimo, as pessoas querem bons projetos que gerem emprego para as pessoas e para as famílias”, completa o senador.

Outro fator destacado para a provação do projeto é o cuidado com a soberania nacional. O texto veda a aquisição de terras por estrangeiros em faixas de fronteiras e no bioma amazônica, além de restringir essas posses ao limite máximo de 25% do território municipal e exigir o cumprimento da função social da terra – como prevê a Constituição.

“O que nós identificamos é que a intenção do senador Irajá ao apresentar o projeto é de conferir segurança jurídica a esse impasse que existe hoje, inclusive judicializado, em relação a compra de terras por estrangeiros”, observa o senador Rodrigo Pacheco (DEM-MG), relator da matéria na Comissão de Assuntos Econômicos do Senado. Segundo ele, embora o projeto possua “boa intenção em sua essência”, ainda não há definição sobre o parecer da Comissão acerca da sua aprovação. Na avaliação de Irajá, o projeto deve ser encaminhado à Câmara dos Deputados até final de outubro.

 

 

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho