Angus: criatório do Paraná vence Mérito Genético

Pelo segundo ano consecutivo, a Fazenda Rio da Paz (Cascavel, PR), sagrou-se campeã do Troféu Mérito Genético Angus – Luiz Alberto Fries

Continue depois da publicidade

A propriedade paranaense, comandada pelos criadores Antônio e Renato Zancanaro, destacou-se pelo trabalho realizado no melhoramento genético da raça Angus, especialmente na seleção de matrizes.

“Esse prêmio representa que estamos no caminho certo, sempre buscando evoluir, e ao mesmo tempo aumenta a nossa responsabilidade”, pondera Renato Zancanaro.


Em 2020, cinco criatórios atingiram mais de 1.400 pontos e, em 2021, 11 rebanhos alcançaram esse feito.

“Isso mostra que realmente houve um avanço na utilização dos critérios de melhoramento genético nas propriedades e elas avançaram em pontuação”, ressalta Fábio Barreto, representante da Progen.

Com disputa acirrada entre os criatórios, a Rio da Paz evidenciou-se pela média ponderada do índice final dos ventres componentes do rebanho nos últimos três anos.

“A propriedade fez cerca de 7 pontos acima dos demais competidores. Isso indica que a fazenda tem investido fortemente na seleção de matrizes”, explica o gerente de Fomento da Associação Brasileira de Angus, Mateus Pivato.

Além disso, a Rio da Paz sobressaiu na relação de touros superiores, ou seja, no índice médio dos touros pais utilizados nos últimos três anos. Essa é a terceira vez que o criatório conquista a distinção desde o início deste reconhecimento concedido pela Associação Brasileira de Angus em parceria com a Progen, sendo destaque com três vitórias nos últimos quatro anos.

Segundo Zancanaro, o segredo para consecutivas vitórias está na persistência e no foco. “E, é lógico, no conhecimento”, acrescenta.

A propriedade, que trabalha com a produção de animais a campo, utiliza ferramentas como o Programa de Melhoramento de Bovinos de Carne (Promebo) e as análises genômicas, além da avaliação de carcaças por ultrassonografia.

“Nós sempre acreditamos em avaliação, acreditamos no Promebo, e usamos isso como uma ferramenta de trabalho no nosso dia a dia”. De acordo com o criador, essa é a maior premiação que um criatório pode receber, pois avalia todo um conjunto de trabalho da propriedade.

Logo em seguida da Rio da Paz, sagrou-se a Cabanha Santa Nélia, de Clóvis Teixeira Gonçalves da Silva, de Jaguarão (RS). O terceiro lugar ficou com a Cabanha Santa Joana, de Ulisses Rodrigues Amaral, de Santa Vitória do Palmar (RS) e o quarto lugar com a VPJ Pecuária, de Valdomiro Poliselli Júnior, de Jaguariúna (SP). Em quinta colocação ficou a Fazenda Três Meninas, de Agassis Linhares Neto, de Cascavel (PR). “A diferença de pontuação entre os criatórios foi pequena”, afirma Pivato.

O mérito é dividido em critérios eliminatórios e de pontuação. Depois de ter passado da primeira etapa, que leva em consideração critérios como o número mínimo de safras avaliadas no Promebo, os criatórios passam por uma série de análises de atributos pelos quais são pontuados.

Ao todo, 26 rebanhos foram listados em 2021. O que, para o presidente da Associação Brasileira de Angus, Nivaldo Dzyekanski, representa que os pecuaristas estão cada vez mais atentos ao melhoramento genético em seus planteis. “O mérito genético vem no sentido de reconhecer os criadores que estão buscando selecionar seus exemplares, o que fomenta o avanço da genômica no país”.

Representante da Progen, parceira da Angus na iniciativa, Fábio Barreto, destaca a importância de o prêmio não evidenciar apenas um indivíduo ou uma determinada característica, mas sim um conjunto de atributos e a utilização do melhoramento genético dentro das propriedades.

“Ele premia realmente as propriedades que estão focadas na utilização do melhoramento genético como uma ferramenta dentro da sua propriedade, ofertando isso também para os seus clientes”.

Fonte: Ascom ABA

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: