Angus divulga resultados de teste de eficiência alimentar

Prova em Eldorado do Sul, RS, avaliou 19 touros da raça durante 70 dias
Foto: Katiulci Santos

As cabanhas São Xavier; La Coxilha; e a Estância Três Marias foram destaque no Teste de Eficiência Alimentar Angus que avaliou, por 70 dias, o Consumo Alimentar Residual (CAR) de 19 touros provenientes de 13 propriedades. Os resultados da prova, realizada pela Associação Brasileira de Angus em parceira com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), foram conhecidos na segunda-feira, 8 de outubro, durante dia de campo na Estação Experimental Agronômica da Ufrgs, em Eldorado do Sul, RS.

O touro 2284 Mont Black TE, filho do R B Tour of Duty 177, da Cabanha São Xavier, foi o grande destaque do teste. O animal consumiu 1,7 kg de matéria seca a menos do que o esperado para o ganho de peso atingido.

O segundo lugar foi conquistado pelo touro La Coxilha TE10 Cumbiero Brilliance, filho da Sav Brilliance 8077, da propriedade La Coxilha, que atingiu CAR de – 1,4 kg. O consumo alimentar do exemplar 3 Marias 171 Priority, filho de SAV Priority 7283, que ocupou o terceiro lugar no ranking, ficou com – 1,2 kg.

De acordo com o presidente do Conselho Técnico da Angus e proprietário da Cabanha São Xavier, Camilo Vianna, o touro campeão do teste retornará à propriedade para ser usado em monta a campo nas fêmeas geração 2017, para multiplicar a genética eficiente em toda uma geração.

“A prova é muito importante, pois mostra que estamos no caminho certo de seleção, onde nossa filosofia de trabalho é buscar animais economicamente mais eficientes para nossa propriedade e para os nossos clientes”, disse. Vianna ainda ressaltou que o resultado do teste é bastante positivo e prova a qualidade da raça Angus tendo em vista as adversidades de clima enfrentadas. “Estamos muito felizes com a prova. Para o ano que vem esperamos mais centrais e animais participando, a fim de difundir a raça gerar ainda mais dados importantes aos pecuaristas.”

Além de analisar o Consumo Alimentar Residual dos animais, o teste avaliou a Área de Olho de Lombo (AOL), Espessura de Gordura Subcutânea na Picanha (EGP), Espessura de Gordura Subcutânea na Costela (EGS) e Gordura Intramuscular (IMF – Percentagem de Gordura Intramuscular).

De acordo com o levantamento final, os touros encerraram a prova com média de 113,91 cm² de AOL, 6,48 mm de EGS, 8,97 mm de EGP e 4,07% de IMF. A média de ganho de peso registrada foi de 148,58 kg, cerca de 1,64 kg de ganho médio diário.

A expectativa, de acordo com o gerente de fomento da Angus, Mateus Pivato, é que a próxima edição da prova reúna ainda mais criadores. “Esperamos que essa primeira avaliação sirva de base para próxima e também incentive outras propriedades a trazerem seus animais”, disse.

Participaram do Teste de Eficiência Alimentar Angus as cabanhas Santa Thereza, CIA Azul, Estância Tradição, Fazenda da Barragem, Santa Nélia, Santa Joana, GAP, Três Marias, Haras Warszawsky, Santa Cecília, Irmãos Soldera Agronegócio, La Coxilha e São Xavier.

Fonte: Angus

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print

Notícias relacionadas:

[banner-link-364-x-134-home-geral1]

[banner-link-364-x-134-home-geral2]

[banner-link-364-x-134-home-geral3]

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: