Menu
Menu

Animais Canchim voltam a ser registrados no Rio Grande do Sul

Atividade foi interrompida há cerca de 14 anos, devido a falta de técnico credenciado na região
Nathã Carvalho, Délcio Freitas, técnicos da ABCCAN; e André Gomes, da Estância Sá Brito.

 

Após 14 anos sem animais serem registrados no Rio Grande do Sul, a Associação Brasileira de Criadores de Canchim (ABCCAN) voltou a cadastrar exemplares nascidos em solo gaúcho. A retomada aconteceu no último 19 de março, quando a Estância Sá Brito, localizada em Alegrete, na fronteira oeste, recebeu o técnico Délcio Valdecir Freitas.

Na oportunidade, também foi realizado o encerramento do treinamento e do credenciamento de Nathã Carvalho, Mestre em Zootecnia que passa a integrar o corpo técnico da ABCCAN, estando habilitado a dar continuidade nos serviços de registro genealógico da raça no estado.

Nesta primeira etapa, foi realizada a seleção e registro de 83 fêmeas jovens da raça Canchim na Estância Sá Brito, tradicional e reconhecido criatório dedicado à seleção de gado Charolês há mais de 60 anos e com mais de 40 anos de avaliação genética pelo Promebo. A previsão é de que ainda neste ano, seja registrado mais um grupo de fêmeas adultas na propriedade que possibilitarão a sequência da seleção.

Após a paralisação do registro genealógico dos animais da raça em 2004, incentivada pela ausência de técnico credenciado na região, a Sá Brito manteve o plantel iniciado em 1989, visando atender clientes específicos que sempre deram preferência aos touros Canchim.

André Plastina Gomes, um dos titulares do criatório, explica que nos últimos anos, foi possível perceber a importância deste grupo genético para a pecuária de corte diante do cenário atual, em que as temperaturas estão cada vez mais elevadas e a necessidade de animais mais adaptados ao ambiente e resistentes aos ectoparasitas se torna ainda mais evidente. “Estamos retornando aos registros dos bovinos Canchim em primeiro lugar pela confiança que temos na raça para produção de carne” revelou.

O presidente da ABCCAN, Adriano Lopes, comemorou os acontecimentos. “Os méritos são da raça Canchim, pois o criador André Gomes só manteve e retoma hoje, por saber das qualidades, potenciais e capacidade de reprodução da raça” enfatizou.

Ainda de acordo com ele, a retomada foi resultado da atuação coletiva dos colaboradores. “O empenho foi de toda a diretoria, em especial do nosso diretor comercial Valentin Irineu Suchek, da nossa presidente do conselho deliberativo técnico (CDT) Cíntia Marcondes e especialmente do Nathã, nosso novo técnico que teve o papel fundamental no trabalho de reaproximação. Agradecimento especial ao nosso decano Délcio Freitas que teve papel relevante desde o início e ao selecionador André Gomes pela retomada e por confiar no nosso trabalho à frente da ABCCAN” finalizou.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.