10ª Edição Especial Confinamento  Revista DBO

10ª Edição Especial Confinamento

REVISTA DBO

Reproduzir vídeo

Confinamento no Brasil

O confinamento é uma técnica usada para terminação intensiva, ou seja, é usada para acelerar a fase final da produção pecuária, que é a engorda. Para isso, os animais precisam ficar confinados em uma área restrita e alimentados através do cocho e água em bebedouros. É bastante comum que a pratica aconteça em períodos mais secos devido à escassez de forragens para o pastejo ou quando o pecuarista deseja obter melhores ganhos na carcaça de seu rebanho.

O primeiro registro de confinamento na pecuária bovina brasileira foi em 1961, na Fazenda Chumbeaba, em Ourinhos, São Paulo, por iniciativa do pecuarista Jacintho Ferreira e Sá. Ele começou um processo de engorda do gado utilizando um galpão coberto que pertencia ao seu pai desde 1908. Ainda nos anos 60, em 1969, um outro projeto surgiu em Jaraguá, Goiás.

Hoje no Brasil, de acordo com a Associação Nacional de Pecuária Intensiva, são entre 5,5 a 6 milhões de animais em confinamento no Brasil sendo em sua maioria da raça Nelore ou cruzados Angus. De forma estratégica, o pecuarista busca acelerar o crescimento bovino, e retirar os animais mais pesados do pasto, durante a seca.

Confinamento nos últimos 60 anos

Capa Junho 2021 -488

Na edição de junho da Revista DBO você pode conferir mais sobre a trajetória e os resultados do confinamento durante os 60 anos em que a atividade é feita na pecuária brasileira.

Reportagens que foram destaque

Na Revista e no Portal DBO, o tema Confinamento é tratado durante o ano todo em reportagens e entrevistas que refletem a atualidade do setor.

"Estresse térmico come lucro" foi destaques da edição.

"Sombra “pesa” na balança" é o destaque da edição de 2019.

Em 2018 "Boi somente come bem com água de qualidade" foi destaque.

Animais debilitados ou submetidos a estresse, demandam aclimatação e bom manejo sanitário para não desenvolver doenças respiratórias.

Benchmarking da Nutron mostra que só 22% do lucro foi em função da valorização da arroba do boi gordo; o restante, eficiência do pecuarista dentro da porteira

Em entrevista ao DBO Destaca, a zootecnista e especialista em produção animal, Carolinne Mota, mostrou como o pecuarista deve tomar a melhor decisão para a estação seca.

Neste ano vamos fazer uma justa homenagem às mentes que mais contribuíram para o desenvolvimento da engorda intensiva no País. Você pode indicar quantos nomes desejar e os dez mais votados serão homenageados no The Best Mind do Confinamento no Brasil na edição de agosto da Revista DBO de 2021. 

Participe indicando abaixo os profissionais das áreas de pesquisa, gestão e consultoria em confinamento que fizeram diferença para o setor:

Por que anunciar nos Especiais da DBO?

Preencha o formulário e confira o Especial Confinamento de 2021

Anuncie no Especial Confinamento 2021 e faça parte deste especial tanto na revista impressa e digital quanto na página exclusiva no Portal DBO.

Ao colocar seu anúncio na Revista DBO – Especial Confinamento 2021 você fará parte também da seção especial CONFINAMENTO no Portal DBO que trará conteúdos técnicos extras sobre o assunto. Fale conosco:

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Portal DBO
account android arrow-alt-circle-down arrow-alt-circle-left arrow-alt-circle-right arrow-alt-circle-up arrow-down arrow-left arrow-right arrow-up author bars behance blogger buffer caret-down caret-left caret-right caret-square-down caret-square-left caret-square-right caret-square-up caret-up cart-menu-1 cart-menu-2 cart-menu-3 cart-menu-4 categories chevron-down chevron-left chevron-right chevron-up clock close comments cookies copyright coupon-discount date-modified date-published discord double-arrows-down double-arrows-left double-arrows-right double-arrows-up dribbble envelope-open envelope eye facebook fax flickr foursquare github gmail google-drive grid-view hashtag hollow-ring homepage instagram ios level-down-alt level-up-alt line link linkedin list-view login logout long-arrow-alt-down long-arrow-alt-left long-arrow-alt-right long-arrow-alt-up medium messenger mobile-menu mobile phone pinterest place qq quote-left quote-right quotes reading-time-hourglass reading-time-stopwatch reddit rss scroll-to-top search shazam shopping-bag shopping-cart side-panel-opening-2-left side-panel-opening-2-right side-panel-opening-left side-panel-opening-right skype slack small-arrow-down small-arrow-left small-arrow-right small-arrow-up sms snapchat soundcloud spinner spotify stackoverflow sync telegram tiktok times-circle tinder trello tripadvisor tumblr twitch twitter viber vimeo vine vkontakte website wechat whatsapp windows wishlist xing yelp youtube zoom
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: