APM Terminals espera fechar 2020 com alta de até 3% na movimentação em Pecém

O transporte marítimo conseguiu se adaptar bem à pandemia e contornar a crise

A holandesa APM Terminals espera registrar um aumento na movimentação do seu terminal no porto de Pecém (CE) entre 2% e 3% em 2020 na comparação com 2019, apontou o diretor-geral da companhia no porto, Daniel Rose.

“Antes, nossa estimativa era crescer entre 5% e 10% a movimentação no porto. Mas chegando a Covid-19, agora esperamos um crescimento de 2% a 3% na comparação com 2019”, disse o executivo durante teleconferência com jornalistas na manhã desta quarta-feira (16/9).

O transporte marítimo conseguiu se adaptar bem à pandemia e contornar a crise. No acumulado do ano até agosto, o grupo registrou crescimento de 6% na movimentação em Pecém contra igual período de 2019, para 221.220 TEUs (Unidade equivalente a 20 Pés, medida utilizada para calcular o volume de um container).

Rose explicou que o primeiro trimestre foi bastante positivo e ajudou a dar sustentação ao negócio, com avanço nas exportações de frutas e cabotagem. “Nós fomos bastante afetados pelo isolamento social. A cabotagem caiu bastante durante o segundo trimestre. Nossa expectativa para o ano é baseada em um bom primeiro trimestre e um bom segundo semestre”, disse.

Rose sinalizou ainda um momento favorável à exportação de frutas para a Europa, que ganhou mais força em agosto. Por causa do isolamento social, a produção daquele continente ficou comprometida, elevando assim a necessidade de importar. Para 2021, a aposta é de uma retomada mais firme, com avanço na movimentação entre 5% e 10% no terminal.

“A cabotagem deve continuar a crescer de uma maneira saudável. Há muitas iniciativas políticas para melhorar as condições do setor (como o programa BR do Mar) e há uma transferência de carga rodoviária para a cabotagem”, disse.

O transporte de longa distância, disse, deve ter retomada mais lenta e a tendência é de crescimento mais próximo do piso da estimativa, de 5%.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio. 

Quais newsletter você gostaria de receber?
Notícias diárias (resumo do dia)Jornal de Leilões (semanal)