Após mudanças, analista prevê um indicador do boi gordo “mais justo”

Portal DBO conversou com Leandro Bovo, da Radar Investimentos, sobre as alterações na base de cálculo do índice do Cepea

Continue depois da publicidade

Na semana passada, a bolsa de mercadorias B3 anunciou que promoverá, a partir do início de janeiro, algumas mudanças na base de cálculo do Indicador do boi gordo, divulgado diariamente pelo Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (Cepea). A alteração do índice Esalq/Cepea era uma importante demanda dos pecuaristas, que cobravam maior transparência em relação ao que ocorre nos bastidores das transações internas, entre os produtores e as indústrias frigoríficas. O Portal DBO conversou sobre o assunto com o médico veterinário Leandro Bovo, sócio-diretor da Radar Investimentos, de São Paulo.

Portal DBO – Na sua avaliação, qual seria a principal mudança anunciada pela B3?

Bovo – São duas as principais mudanças, a saber: inclusão de frigoríficos SISP (Serviço de Inspeção de São Paulo) na base de cálculo do indicador e a ponderação pelo volume de animais negociados. Até então, os preços de negócios dos frigoríficos com SISP não podiam entrar na amostra porque o contrato exigia que apenas frigoríficos SIF (Serviço de Inspeção Federal) fossem considerados. E não havia ponderação por volume, ou seja, um negócio de 20 animais tinha em tese o mesmo peso de um negócio de 500 animais.


Portal DBO – Na sua opinião, as mudanças bastam para gerar maior credibilidade em relação ao índice?

Bovo – O processo de atualização tem que ser constante e sempre há pontos a serem melhorados, mas essas duas alterações eram as principais que o mercado gostaria de ver atendidas e vai melhorar muito a aderência do indicador ao mercado físico atual

Portal DBO – A participação dos pecuaristas, mesmo depois das mudanças, continua sendo de extrema importância para a composição do indicador? Ou seja, você acredita que é preciso um interesse maior do produtor por essa causa, ou ele já está cumprindo a sua parte?

Bovo – Na verdade, a participação dos pecuaristas agora é ainda mais importante, pois nessa nova ponderação será levado em conta o número de animais no negócio e, obviamente, a indústria pode optar por não reportar um negócio com maior número de animais a preço mais alto para não puxar a média de preços para cima. Dessa forma, cabe ao pecuarista relatar sempre seu negócio. Quando o pecuarista se sentir mais representado pelo novo indicador, acredito que sua contribuição tende a aumentar, gerando um ciclo virtuoso de mais informação de negócios que, por sua vez, ficará ainda mais aderente ao mercado físico e assim por diante.

Portal DBO – A questão das praças paulistas que entram na composição do índice parece que não será mudada. Na sua avaliação, está correto avaliar o valor do boi gordo por meio de várias praças no mesmo Estado?

Bovo – Antes as praças tinham pesos diferentes na composição do indicador. A partir da mudança, o peso será pelo volume de animais do negócio, então as praças tendem a perder a relevância para o indicador, mas é sempre interessante ter informações mais detalhadas sobre essa ou aquela região para dar uma noção melhor da dinâmica do mercado como um todo.

Portal DBO – Fique à vontade para demais declarações sobre o tema

Bovo – Essa mudança é fruto de muita dedicação e empenho do grupo de trabalho junto à B3 para aprovação das alterações, porém de nada adianta se o produtor não passar a informar consistentemente todos os seus negócios. Acho que essa é uma ótima notícia para o setor e pode servir de incentivo para termos cada vez mais informações e, com isso, um indicador mais justo e aderente à realidade do mercado físico.

Gostou? Compartilhe:
Destaques de hoje no Portal DBO

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

clima tempo

São Paulo - SP

max

Máx.

--

min

Min.

--

017-rain

--

Chuva

008-windy

--

Vento

Continue depois da publicidade

Colunas e Artigos

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Leilões em destaque

Continue depois da publicidade

Newsletter

Newsletter

Jornal de Leilões

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Continue depois da publicidade

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Vaca - 30 dias

Boi Gordo - 30 dias

Fonte: Scot Consultoria

Continue depois da publicidade

Programas

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Continue depois da publicidade

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: