A Ultracheese, companhia controlada pelo fundo de private equity Aqua Capital, que reúne as marcas Lac Lélo e Cruzília, anuncia a compra da Búfalo Dourado, pioneira na fabricação de queijos premium de leite de búfala no Brasil.
Com a operação, a Ultracheese avança rumo ao objetivo de se tornar uma empresa com um portfólio de peso nesse setor. Além de queijos do dia a dia, como muçarela e queijo prato, a Ultracheese tem forte posicionamento no segmento premium, com produtos finos.
A Búfalo Dourado produz 10 mil litros de leite de búfala por dia e tem crescido 20% ao ano até agora. Com a aquisição, prevê faturar R$ 30 milhões em 2020. A meta é atingir R$ 1 bilhão em faturamento, por meio de crescimento orgânico da marca.
“Com a Búfalo Dourado, adicionamos mais de 20 produtos de alto valor ao nosso portfólio. Isso nos permite levar aos varejistas a melhor e mais completa gama de queijos do mercado”, diz Enrico Zito, executivo do Aqua responsável pela estratégia da plataforma de queijos do fundo. “Essa é uma proposta de valor única. Vamos do queijo do dia a dia ao melhor requeijão do mundo, passando por opções premiadas na Europa, como nosso queijo Quark, medalha de ouro na Itália em 2019, e como o Santo Casamenteiro, eleito melhor queijo do mundo em 2017.”
“A união com a Ultracheese possibilita que a Búfalo Dourado leve seu mix exclusivo de produtos premium e sua inteligência no atendimento ao varejo para além de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. Hoje, estamos focados nestes estados. Com a Ultracheese, levaremos nossos produtos e profundo conhecimento sobre gestão no ponto-de-venda a outras praças”, explica Ricardo Cotrim Rodriguez, sócio-fundador da Búfalo Dourado, que segue como CEO dessa operação. A plataforma Ultracheese faturou R$ 370 milhões em 2019 e prevê em 2020 um faturamento de R$ 500 milhões.
Unidas, as empresas que compõem a Ultracheese reúnem quatro unidades fabris, localizadas em Cruzília (MG), São João do Oeste (SC), Amparo e Dourado (ambas em São Paulo). Com crescimento de vendas de 50% nos últimos dois anos, o objetivo do grupo é dobrar o faturamento ao longo dos próximos quatro anos, além de considerar possíveis aquisições.
“Apesar do momento atual de crise com o coronavírus, seguimos confiantes no Brasil e atentos às oportunidades de investimento no mercado de queijos. Além de bastante pulverizado, o setor se mostra resiliente. Ele apresentou o maior crescimento nominal dentre os derivados do leite nos últimos anos, o que nos faz confiar no avanço do consumo per capita no Brasil”, explica Zito.
Fundado em 2009, o Aqua tem como filosofia de investimentos buscar posições de controle em empresas com potencial de crescimento e liderança na cadeia do agronegócio, alimentos e logística, além de histórico de sucesso e boa gestão. Com a aquisição da Búfalo Dourado, o Aqua soma investimento em 25 empresas no Brasil. Fonte: Ascom