Arroba sobe em Mato Grosso, mas elevação dos custos com nutrição reduz ganhos

Insumos para a criação de gado, entre eles os grãos, concorreram com a demanda dos mercados doméstico e internacional

Em 2020, o mercado da bovinocultura de corte foi pautado pela baixa oferta de animais, pela demanda aquecida no mercado internacional e pelos reflexos da crise do coronavírus. Tal conjuntura gerou preços cada vez maiores para a arroba do boi gordo no Mato Grosso, chegando ao R$ 276,86/@, em média, em janeiro deste ano, informa o Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea).

No entanto, observam os analistas do instituto, “nem sempre preços altos são sinônimos de ganhos elevados”. Prova disso, continua o Imea, é que, ao comparar a variação nos preços da pecuária com a agricultura nos últimos seis anos em Mato Grosso, observou-se um avanço mais significativo do milho (301%) e do farelo de soja (181%) em relação aos ganhos registrados no preço do boi gordo em igual período de comparação, de 109%.

“Essa maior valorização foi resultado do aumento da demanda pelos insumos, tanto no mercado interno quanto no mercado externo”, justifica o Imea. Diante disso, acrescentam os analistas, “a alta mais expressiva do milho e do farelo de soja em relação à do boi recai diretamente nos custos do pecuarista, o qual já vem gastando mais com a suplementação dos seus animais”.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

As apostas são altas para o futuro da produção de carne no Brasil. Veja o que dizem as lideranças ouvidas para o Especial Perspectivas 2021 do Anuário DBO. Assista:

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.