Menu
Menu

Asbia lança nova edição do manual de inseminação artificial

Publicação ensina a inseminar corretamente e alerta para utilização de sêmen de qualidade
Manual de Inseminação Artificial em Bovinos

O uso da Inseminação Artificial (IA) em bovinos vem crescendo no Brasil e já atinge 12 milhões de fêmeas em idade reprodutiva no rebanho nacional. Apesar de ser uma técnica barata e acessível, se não for aplicada da forma correta, pode ter o resultado final comprometido. O alerta é da Associação Brasileira de Inseminação Artificial (Asbia), que acaba de lançar a nova edição do “Manual de Inseminação Artificial em Bovinos”. A publicação é um guia técnico voltado para pecuaristas, inseminadores e profissionais interessados em dominar a aplicação da IA. “A implantação de um programa de inseminação na fazenda requer baixo investimento, pois o sêmen é um produto de valor bastante acessível. O primeiro passo, e o mais importante, é contar com a orientação de um técnico, que vai montar o programa e capacitar a equipe da fazenda sobre a importância da observação de cios, dos horários da inseminação, dos cuidados no manuseio, descongelamento e aplicação do sêmen”, diz o presidente da Asbia, Sérgio Saud.

O Manual de Inseminação Artificial em Bovinos traz informações sobre a história da IA, que começou a ser usada em escala comercial no País na década de 1970, o manejo correto do rebanho, as instalações necessárias, os cuidados sanitários, os equipamentos necessários e o passo a passo da técnica. “Uma fêmea produtiva e lucrativa deve ter um bezerro ao pé e outro no ventre. Se não for assim, a rentabilidade da fazenda estará comprometida”, destaca Saud. Segundo ele, o maior desafio da entidade é aumentar o uso da IA no País, pois, atualmente, 68 milhões de fêmeas em idade reprodutiva ainda são acasaladas com touros sem valor genético, o que reduz em muito a produtividade e a qualidade da carne e do leite produzidos no Brasil.

A Asbia vem trabalhando para fomentar o uso das técnicas de IA e IATF. Além da produção de material técnico, como o Manual, a entidade tem divulgado os cursos de inseminação que são ministrados pelas empresas associadas. “O inseminador é peça fundamental no programa de IA. Os resultados do trabalho dependem em grande parte de sua habilidade e de sua responsabilidade profissional”, afirma o presidente da Asbia, que espera fechar o ano com um crescimento nas vendas de sêmen assim como ocorreu no ano passado. Em 2017, foram comercializadas 13.768.044 doses de sêmen, 5,5% acima de 2016. Já no primeiro semestre de 2018, foram quase seis milhões, com um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2017.

Onde encontrar – O Manual de Inseminação Artificial em Bovinos da Asbia está disponível na sede da entidade, em Uberaba/MG, ou pode ser solicitado por e-mail [email protected]

Fonte: Assessoria

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×

Carrinho

Você + Portal DBO

Cadastre-se gratuitamente em nossa newsletter e receba diariamente o melhor do agronegócio em seu e-mail.