Auditores agropecuários podem paralisar atividades por tempo indeterminado

Os fiscais agropecuários federais estão insatisfeitos com o tratamento que o governo federal vem dando ao pedido de reestruturação da carreira

Os auditores fiscais federais agropecuários (affas) podem paralisar as atividades por tempo indeterminado a partir da semana que vem.

Segundo comunicado do Sindicato dos Auditores Fiscais Federais Agropecuários (Anffa Sindical), a decisão será tomada em Assembleia Geral Nacional Extraordinária (AGNE), a partir desta sexta-feira, 20.

A iniciativa de realização da Assembleia foi tomada na quinta-feira, 19, após reunião do Comando Nacional de Mobilização e o Conselho de Delegados Sindicais (CDS).

Os fiscais agropecuários federais estão insatisfeitos com o tratamento que o governo federal vem dando ao pedido de reestruturação da carreira, em operação-padrão desde o fim de dezembro do ano passado.

Segundo o sindicato, mesmo antes de definir a data da assembleia, os affas já estavam intensificando a mobilização em todo o País, o que poderá provocar “atrasos e filas em portos, aeroportos e fronteiras estratégicas para a entrada e saída de cargas do Brasil”.

Segundo o Anffa Sindical, o governo não sinalizou positivamente sobre as necessidades da carreira, de recompor perdas inflacionárias e defasagem salarial de mais de cinco anos sem reajustes.

VEJA TAMBÉM | Programa Sentinela fiscaliza 4,8 mil bovinos no primeiro trimestre de 2022

Se a greve for confirmada, o presidente do Anffa, Janus Pablo, disse que serão preservados serviços essenciais à saúde e à segurança alimentar do País e mantidos controles de entrada de pragas e doenças, a fim de não comprometer programas de erradicação e controle importantes, como febre aftosa e Peste Suína Africana (PSA), além de pragas que poderiam colocar em risco políticas sanitárias do setor agropecuário.

“Na operação-padrão os affas vêm obedecendo aos prazos regimentais e emitindo a documentação necessária à liberação de cargas ao produtor”, esclareceu, informando que isso também não mudará, caso haja paralisação.

Compartilhe
WhatsApp
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.