Desmama saudável

O desmame dos bezerros marca o fim da fase de cria e o início da recria. Embora seja uma prática rotineira nas fazendas, requer muita atenção por parte do produtor. Quando feito de forma abrupta, esse manejo pode causar transtornos e perdas produtivas. Neste quarto e último fascículo do “Projeto Crie Bem”, parceria entre a Bayer e a DBO, mostraremos como fazer a apartação e o desmame de forma saudável e sem estresse. Confira todas edições do projeto clicando aqui.

bezerros

Apartação com segurança!

Para fazer a apartação, geralmente é mais fácil conduzir todo o lote para dentro do curral e depois ir soltando as vacas para uma manga ou remanga. Em seguida as matrizes são conduzidas para o pasto onde serão alojadas e, logo a seguir, os bezerros. A apartação pode ser feita a pé ou a cavalo. Quem decide é o vaqueiro, que conhece o lote que está manejando e sabe os riscos que pode correr. Importante ressaltar que a segurança do vaqueiro deve vir em primeiro lugar.

Quando desmamar

O momento de se fazer a desmama depende do sistema de produção, da oferta de forragem e da estratégia comercial de cada propriedade.

Desmama tradicional

Mais difundida entre os produtores, é realizada tradicionalmente aos 7-8 meses. Vale lembrar que, tão importante quanto a idade, é o peso ao desmame e a condição corporal das vacas, fatores que devem ser considerados na tomada de decisão.

Desmama precoce

 Neste modelo, os crias são apartadas das mães aos 90- 120 dias. O custo de produção aumenta, pois requer suplementação até os 7-8 meses. No entanto, o ganho de peso dos bezerros e o desempenho reprodutivo das matrizes melhoram.

Manuais consultados para a elaboração desse projeto*

Boas práticas de manejo: bezerros ao nascimento

Traz os cuidados sanitários a ser tomados antes do parto, informações sobre cura de umbigo e identifi cação, manejo dos bezerros recém-nascidos etc.

Boas práticas de manejo: identificação

Bastante ilustrado, mostra passo a passo como devem ser feitas as diferentes formas de identifi cação dos bezerros: tatuagem, brincos e marcação a fogo.

*Confeccionados pelo Etco (Grupo de Estudos e Pesquisas em Etologia e Economia Animal). Disponíveis para download gratuito na Internet.

LEMBRE-SE! Na desmama tem início o protocolo sanitário de recria. Com o auxílio de um médico veterinário, monte o esquema de vermifugações e vacinações, de acordo com o calendário.

Trucid®

Catosal®

Tiguvon®

Trucid®

Trucid500mL

A evolução da doramectina. Controle efi ciente de verminoses, carrapatos, bicheiras e bernes.

Catosal®

Catosal_100ml_Sem_Reflexo

Energia e alta performance. Reduz o estresse e melhora o ganho de peso dos bezerros após a desmama.

Tiguvon®

O mata-bicheiras de quem é bom nas contas. Prevenção e tratamento de bicheiras de forma prática e segura.

Confira na íntegra o 4º capítulo da série publicado na Revista DBO!

Preencha o formulário e baixe agora o PDF completo

Assine a Revista DBO e garanta os próximos capítulos impressos com informações técnicas e orientações sobre criação de bezerros.

Versão Impressa e digital