Do pé da vaca ao desmame

Os bezerros são a categoria animal mais susceptível a doenças no sistema de produção. É preciso, portanto, estabelecer um calendário que previna contra as principais enfermidades. Esse é o tema do terceiro fascículo do Crie Bem, parceria entre a DBO e Bayer, que traz também alguns modelos de creep-feeding, estratégia para desmamar bezerros mais pesados. Confira!

Entrevista Especial

Renato Villela conversa com Matheus Marinho, gerente de produtos da Bayer, sobre o protocolo sanitário e o Creep-feeding. Confira:

Calendário sanitário

Estabelecer um protocolo sanitário é a forma mais eficiente de garantir a sanidade dos bezerros. Para saber quais vacinas devem ser aplicadas, além das obrigatórias, é importante conhecer os índices zootécnicos e o histórico de enfermidades da fazenda. O médico veterinário pode traçar um diagnóstico epidemiológico, tornando mais assertivas as ações de controle e prevenção das doenças.

LEMBRE-SE: A maioria das vacinas exige uma segunda aplicação 30 dias após a primo-vacinação. Essa dose de reforço é de extrema importância para produzir anticorpos suficientes para proteger o animal em situações de desafio (Efeito Booster).

Animais sadios e bem nutridos, que receberam as vacinas em dosagens corretas, num manejo sem estresse, têm mais condições de terem uma boa resposta imunológica, ou seja, estarem imunizados. A prevenção das doenças, no entanto, também implica em eliminar os fatores de risco dentro da propriedade.

Confira na íntegra o 3º capítulo da série publicada na Revista DBO de novembro 2019

Preencha o formulário e baixe agora o PDF completo

Assine a Revista DBO e garanta os próximos capítulos impressos com informações técnicas e orientações sobre criação de bezerros.

Versão Impressa e digital

Fechar Menu
Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura: