A Bayer lançou nesta quinta-feira, 17 de outubro, uma plataforma aberta para conectar distribuidores de insumos e produtores agrícolas via internet. Com 144 mil usuários cadastrados, a plataforma Orbia também vai permitir operações de troca e de crédito e concentra 65% da área plantada no Brasil.
“Acreditamos que o agro vai mudar e que essa mudança já está acontecendo, para um mundo digital onde o produtor vai ter como benefício maior produtividade e maior praticidade, podendo comprar online e participar dos programas de relacionamento da Bayer”, destacou Gerhard Bohne, presidente da divisão agrícola da Bayer.
A empresa terá 80% de participação sobre o Orbia, uma joint venture com a Bravium, companhia que já atuava na área de marketing digital. O CEO da nova plataforma, Ivan Moreno, explica que o Orbia não será um e-commerce, mas sim um “market place”, atuando como mediador entre vendedores e compradores. Com isso, o produtor vai poder adquirir insumos da Bayer e também de outras empresas com as quais esses distribuidores cadastrados atuam.
“Estamos estruturados num modelo de negócios onde a gente inclui todos os atores do sistema agrícola dentro da plataforma. A Orbia hoje é a única empresa digital vai estar presente em todas as etapas da produção rural, desde a comercialização de insumos até a venda da colheita”, ressalta Moreno.
A plataforma vai reunir ainda o programa de fidelidade da Bayer, que também passou por uma reestruturação. Agora chamado de Impulso Bayer, o programa inclui a classificação dos parceiros da empresa em cinco níveis de “estrelas”, o que garante acesso a experiências que vão de viagens de lazer a serviços de consultoria.
Como acionista majoritária da Orbia, a Bayer deterá exclusividade nos programas de pontos envolvendo o comércio de defensivos e sementes. Todos os outros setores poderão ter sistemas próprios de pontos e relacionamento oferecidos pela própria Orbia. “Não é uma plataforma excludente. Não estamos excluindo ninguém, estamos incluindo. Este é o principio do programa de coalizão. Teremos parceiros dentro da plataforma e todos serão beneficiados por isso”, explicou Bohne.
O Orbia será lançado comercialmente no dia 1 de novembro. Os produtores que já participam dos programas de relacionamento da Bayer terão mantidas suas pontuações e receberão uma classificação de estrelas de acordo com o seu comportamento de consumo no último ano.