Boi também tem vez no Show Rural Coopavel

Saiba por que a mostra paranaense, com forte apelo para a agricultura e suas tecnologias, tem atraído cada vez mais um público interessado em genética animal

O Paraná possui um rebanho bovino de 9,2 milhões de animais. Nos últimos quatro anos, o boi pegou carona na Show Rural Coopavel, em Cascavel, município a 500 quilômetros da capital Curitiba.

O 32º Show Rural, que começou no dia 3 de fevereiro e termina hoje 7, é um dos principais eventos de tecnologia e negócios com foco na agricultura realizados no País. É fato que a pecuária ocupa um espaço pequeno, mas ele vem ganhando relevância.

Galpão destinado à exposição de bovinos. Foto: DBO

Neste ano, o parque foi preparado para 420 animais de corte e de leite, mais equipamentos distribuídos em  3 galpões. Em toda a feira, com uma estimativa de R$ 2 bilhões em negócios, estão 650 expositores de máquinas, equipamentos, biotecnologias e digitais. Há, também, uma forte presença de instituições de pesquisa, como Embrapa e Iapar, entidade estadual.

Continue a leitura após o anúncio

“Estamos esperando um fechamento de negócios de sêmen da ordem de 15% acima do ano passado”, diz Lourian Simionato, supervisor técnico de Vendas e Produtos CRV Lagoa Paraná. “Há produtor que também faz agricultura nem que seja para alimentar o gado, há o produtor tradicional, em busca de material genético, e também aqueles que estão entrando na cria por conta da falta de bezerro.”

De acordo com o executivo, a demanda maior de sêmen bovino para corte vem da decisão do Paraná de suspender a vacinação contra a febre aftosa, em busca de reconhecimento da Organização Internacional de Saúde Animal (OIE) como área definitivamente livre da doença. A produção de bezerros no estado não é suficiente para cobrir a demanda do setor de recria e engorda.

“O Paraná compra muito bezerro de outros estados, principalmente de Mato Grosso do Sul”, afirma Simionato. “Quando os produtores nos abordam, querem informação sobre genética para ter uma produção melhor de bezerros.”

Aquiles Vantini, estudante do quinto ano na Esalq/USP e filho do pecuarista Francisco Aquiles Vantini, da fazenda Maracaibaro, no município de Niaoque (MS), esteve na feira e não foi a primeira vez. A família cria Nelore, mas para o herdeiro isso já não parece suficiente. “Eu acredito que no futuro o caminho é a integração com a lavoura”, diz ele. Não por acaso, o que mais Vantini tem estudado na finalização do curso de engenharia agronômica é fertilidade do solo. 

Aquiles Vantini, estudante de agronomia e produtor de gado nelore. Foto: DBO

Para o criador Cristopher Filippon, da Estância Ponche Velho, também localizada em Cascavel, os pecuaristas têm construído um polo de negócios na Show Rural cada vez mais conectado com tecnologias.

“Cada vez mais a integração da lavoura com a pecuária vem sendo a bola da vez na atividade agrícola”, afirma. “Quem faz agricultura precisa da pecuária e quem faz pecuária precisa da lavoura para gerar mais renda e aproveitar melhor os recursos da propriedade.”

 

Cristopher Filippon, criador de angus, brangus e diretor de núcleo. Foto: DBO

O setor de pecuária na Show Rural atrai todo tipo de produtor. No caso dos agricultores da região e entorno, ela é uma das poucas oportunidades para que muitos agricultores entrem em contato com a criação de gado.

É o caso do catarinense Tarcísio Kessler e seu genro Ariel Lenhard. Neste ano, eles estiveram na feira paranaense pela primeira vez. Gastaram pelo menos uma hora nos galpões de animais, mas o ganha pão vem da produção de soja e milho em 80 hectares de lavoura.

O catarinense Tarcísio Kessler e seu genro Ariel Lenhard. Foto: DBO

“O uso da tecnologia é para todo mundo e a toda hora, porque só assim se pode melhorar”, diz Kessler. “Não queria perder a oportunidade de ver um boi desse, porque chama a atenção.” Toda a atenção do agricultor era para um touro da raça Nelore, um reprodutor pronto para a venda.

Além do zebu, participaram da feira produtores de angus, brangus, canchim, purunã e gado leiteiro, predominantemente criadores de holandês.

Leia mais sobre o Show Rural Coopavel 2020

https://www.portaldbo.com.br/especial-show-rural-coopavel-2020/

 

 

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no skype
Skype
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no pinterest
Pinterest
Compartilhar no pocket
Pocket
Compartilhar no email
Email
Compartilhar no tumblr
Tumblr
Compartilhar no print
Print
2742961

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Notícias relacionadas:

TV DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Todos direitos reservados @ 2019 | Rua Dona Germaine Burchard, 229 | Bairro de Perdizes, São Paulo-SP

Do NOT follow this link or you will be banned from the site!
×
×

Carrinho

Encontre as principais notícias e conteúdos técnicos dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da mais completa cobertura dos leilões de todo o Brasil.

Encontre o que você procura:

Cadastre-se e receba nossas notícias

Todos os dias no seu e-mail melhor conteúdo do agronegócio.