Bom para pegar onda

Rogério Arioli alerta os produtores rurais: "Em anos de eleições, como este, muitos candidatos a cargos eletivos tentarão surfar sobre os resultados positivos do agronegócio, na tentativa de conseguir votos".

Avisão do mar é sempre reconfortante e desafiadora para quem vive longe dos seus domínios. Encontrar- se com ele – nas férias de verão, é um privilégio que deve ser desfrutado sempre que possível. Aqueles que o fazem com certa regularidade conhecem seus encantos e humores e na primeira olhadela já sabem se está bom ou não pra “pegar onda”, termo usado pelos amantes do surf, esporte no qual o Brasil vem se destacando nos últimos anos.

Também na agropecuária o país ganha destaque a cada ano, consolidando-se como um grande celeiro mundial na produção de alimentos. Mesmo com as infundadas críticas que recebe de seus detratores ambientalistas, aqui e lá fora, produzir um volume de 240 milhões de toneladas utilizando menos de 8% do seu território é tarefa que nenhum outro país consegue realizar. Obter safras a cada ano mais abundantes preservando 65% do seu território intocado é o cartão de visitas exclusivo que pode abrir muitas portas para os produtos brasileiros.

O ano de 2018 será um ano de eleições e, certamente, muitos candidatos tentarão “pegar onda” nos números e resultados do agronegócio do país. Assim como aquelas obras que são inauguradas eternamente, embora nunca sejam concluídas, o setor agropecuário serve muito às incursões demagógicas. Quem não gostaria, por exemplo, de divulgar um número superavitário de quase US$ 100 bilhões nos últimos doze meses? Quem abriria mão de mostrar a competitividade de um setor que cada vez mais abre mercados pelo mundo, com produtos de qualidade e altamente competitivos?

A matéria completa está na edição de fevereiro da Revista Agro DBO. Assinantes também podem lê-la na edição digital.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.