BR tem 2ª maior frota de aviação agrícola

2.115 aeronaves estavam registradas para esse uso em 2017, segundo estudo do Sindag

O Brasil tem a segunda maior frota de aviões e helicópteros voltados à atividade agrícola, atrás somente dos Estados Unidos, mostra estudo do Sindicato Nacional das Empresas de Aviação Agrícola (Sindag). Em 2017, eram registradas 2.115 aeronaves, 2.108 delas aviões, segundo o levantamento realizado pelo consultor Eduardo Cordeiro de Araújo com base em informações do Registro Aeronáutico Brasileiro (RAB) da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

O número representa alta de 1,5% na comparação com 2016 e de 46,2% nos últimos dez anos. A maior frota pertence aos Estados Unidos, 3,6 mil aeronaves. O México ocupa o terceiro lugar no ranking global, com 2 mil aviões e helicópteros, e a Argentina, a quarta posição, com 1,2 mil aeronaves.

Continue a leitura após o anúncio

De acordo com o estudo, Mato Grosso tem a maior quantidade de aviões e helicópteros registrados, 464, seguido do Rio Grande do Sul, com 427, e de São Paulo, com 312. O maior crescimento da frota no ano passado foi verificado em Minas Gerais. Em 2016, eram 71 veículos e, em 2017, 82, incremento de 15,5%.

O setor agrícola utiliza aeronaves para distribuir sementes e aplicar defensivos e fertilizantes nas lavouras. No Brasil, há 244 empresas de aviação agrícola que detêm quase 68% da frota nacional ou 1.435 aeronaves, de acordo com o levantamento.

Outros 659 aviões estão sob controle de 565 operadores privados – agricultores e cooperativas que possuem seus próprios veículos. Os 21 aviões restantes pertencem ao governo federal, a administrações estaduais ou ao Distrito Federal. Quase 60% da frota foi fabricada pela brasileira Embraer.

Compartilhe
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no telegram
Compartilhar no email
Compartilhar no whatsapp
WhatsApp
Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no linkedin
LinkedIn
Compartilhar no telegram
Telegram
Compartilhar no email
Email

Publieditorial

2742961

Newsletters DBO

Os destaques do dia da pecuária de corte, pecuária leiteira e agricultura diretamente no seu e-mail.

Conteúdo original Revista DBO