Menu
Menu

Bradesco: safra recorde em 2018/19 tem impacto altista para o PIB

Expectativa para a produção total de grãos é de 238,9 milhões de toneladas. Se confirmada, constituirá um novo recorde histórico

A produção brasileira de grãos 2018/19, se confirmada, constituirá um novo recorde histórico, com impactos altistas para o PIB agropecuário e baixistas para a inflação de alimentos. A avaliação é Departamento de Pesquisas e Estudos Econômicos do Bradesco, em boletim diário.

A Conab divulgou na terça-feira, 11, a estimativa de maio para a safra brasileira de grãos 2018/19. A expectativa para a produção total de grãos, de 238,9 milhões de toneladas, é maior do que a registrada na safra anterior (227,7 milhões de toneladas) e superior ao apontado no levantamento de maio (mais 0,9%, ou 2,18 milhões de t).

No caso da soja, a produção deve registrar queda, associada à redução na produtividade. No caso do milho, o País deve observar uma forte elevação da produção da segunda safra, mais do que compensando a queda na primeira safra do grão. Segundo o boletim do Bradesco, as boas perspectivas para a produção brasileira de milho não se verificam nos EUA.

A frustração para a safra de milho norte-americana foi confirmada na terça pelo Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA). Houve uma redução das estimativas de estoques finais de milho no país, que oscilaram de 63,1 milhões de toneladas em maio para 42,6 milhões de toneladas em junho.

A produção do cereal, apesar de ter sido revisada para baixo (-5%), registrou queda menos intensa do que o esperado por analistas do mercado (-10%), diz o Bradesco. Os estoques mundiais estão projetados em cerca de 290,5 milhões de toneladas, queda de 8% em relação ao apontado no último levantamento.

Para a soja, o USDA não alterou expectativas sobre a produção nos Estados Unidos, mantendo a relação global estoque/consumo em nível bastante elevado.

No caso do milho, considerando o atraso no plantio nos EUA, “o viés para os preços é altista, por um lado, a despeito da relação estoque/consumo esperada continuar pouco acima da média histórica”, relata o banco. Ao mesmo tempo, esse atraso norte-americano pode gerar algumas oportunidades de curto prazo para a produção brasileira do grão, tradicionalmente voltada para o mercado doméstico, conclui o Bradesco.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on skype
Skype
Share on email
Email
Share on telegram
Telegram
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on pinterest
Pinterest
Share on pocket
Pocket
Share on email
Email
Share on tumblr
Tumblr
Share on print
Print

Veja também:

Um panorama da pecuária do norte do MT

Última etapa do “Acrimat em Ação 2019”, acompanhada por DBO, visitou municípios do norte do MT, onde os pecuaristas lidam com estradas ruins e insumos caríssimos. Em alguns locais, o valor do calcário é quase proibitivo. 

Você precisa adquirir uma de nossas assinaturas.

Invista no básico bem feito

Pecuaristas, mesmo tecnificados, ainda pecam no manejo por não fazer planejamento, estabelecer metas e criar calendário de ações.

Café com frio

Especialista dá dicas de como evitar problemas com o frio no cafezal, cultura que gosta de “cabeça quente e pés frios”

SOBRE A MÍDIA DBO

A DBO Editores Associados, fundada em junho de 1982, sempre se caracterizou como empresa jornalística totalmente focada na agropecuária. Seu primeiro e principal título é a Revista DBO, publicação líder no segmento da pecuária de corte. O Portal DBO é uma plataforma digital com as principais notícias e conteúdo técnico dos segmentos de corte, leite, agricultura, além da cobertura dos leilões de todo o Brasil.

ANUNCIE DBO

Acompanhe aqui o vídeo da edição mais recente da Revista DBO. Para ver os destaques das outras edições, basta clicar aqui.

ASSINE A REVISTA DBO

Revista DBO Ligue grátis: 0800 110618 (Segunda a sexta, das 08h00 às 18h00)

2018 DBO - Todos os direitos reservados

×
×

Carrinho